Banca de DEFESA: MAURICIO MANOEL COELHO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO MANOEL COELHO JUNIOR
DATA : 17/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sessão por videoconferência: Google Meet: meet.google.com/zfh-gvst-azt
TÍTULO:

UM PROCESSO PARA ELICITAÇÃO E ANÁLISE DE REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS EM AMBIENTES DE VIDA ASSISTIDA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ambientes de Vida Assistida. Requisitos não Funcionais. Health andCare in Life. NFR Framework. Especificação e Análise de Requisitos


PÁGINAS: 180
RESUMO:

O aumento da expectativa de vida da população mundial é uma realidade, e quando combinado a quedas acentuadas e taxas de fertilidade, esses avanços na expectativa de vida podem levar a um rápido envelhecimento da população em todo o mundo. 

Associada a esta realidade, em conjunto com outros fatores, encontra-se o aumento de doenças crônicas que requerem que os cuidados com as pessoas mais velhas se transformem num desafio crescente para os sistemas de saúde. Sistemas de saúde devem encontrar estratégias eficazes para resolver os problemas enfrentados por essa população, evitando a perda da sua qualidade de vida.  

Graças aos avanços no campo da saúde e da tecnologia, hoje é possível se fazer o monitoramento de informações vitais de idosos de forma remota, auxiliar no controle de medicamentos diários ou informar sobre possíveis acidentes que levariam a situações mais graves. Tecnologias como AmbientAssisted Living - AAL podem fornecer serviços que tratam de soluções para monitorar informações da saúde do idoso, seu estado emocional e atividades diárias, permitindo que vivam de forma independente, segura e saudável. Para que essas soluções atendam às necessidades desse público, faz-se importante superar as percepções de riscos, usabilidade, incertezas relacionadas à tecnologia e o contexto de uso. Durante o desenvolvimento do sistema, é importante garantir uma boa especificação e análise dos Requisitos Não Funcionais (NFR), ou seja, requisitos que definem como o sistema se comportará em determinadas situações e podem impactar no objetivo final do software se não forem considerados durante a análise e desenvolvimento do projeto. 

Para atender e identificar todas as necessidades e funções que serão fornecidas aos usuários do sistema, esta tese apresentar RS4AAL: RequirementSpecification for AmbientAssisted Living, um processo que auxilia o engenheiro de requisitos na especificação e análise de requisitos não funcionais com foco no subdomínio  Health andCare in Life de AmbientAssisted Living, capturando os requisitos usando técnicas como Storytelling e relacionado aos requisitos legais deste domínio e no NFR Framework de Chung para análise dos requisitos não funcionais. 

Como instrumento metodólogo para fundamentação desta tese, foi utilizado um mapeamento sistemático que identificou os principais requisitos não funcionais para o subdomínio Health andCare in Life, bem como alguns requisitos legais que podem impactar o desenvolvimento do sistema. 

A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar que o contexto pessoal do idoso, requisitos legais e Diretrizes AAL para Ética, Privacidade e Segurança de Dados afetam diretamente a especificação e análise de requisitos não funcionais. A partir desses resultados, o processo definido no RS4AAL para minimizar os impactos dessas variáveis e auxiliar o engenheiro de requisitos os passos necessários a ser considerado ao projetar sistemas AAL. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1132492 - FERNANDA MARIA RIBEIRO DE ALENCAR
Interno - 1512338 - MARCO AURELIO BENEDETTI RODRIGUES
Externo à Instituição - JOHNNY CARDOSO MARQUES - ITA
Externa à Instituição - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA - UFRN
Externo à Instituição - RICARDO ARGENTON RAMOS - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 10:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01