Banca de DEFESA: TIMOTEO GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIMOTEO GOMES DA SILVA
DATA : 07/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sessão por videoconferência: Google Meet: meet.google.com/tww-bqro-hwk
TÍTULO:

UMA ONTOLOGIA COMO SUPORTE PARA ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS (NÃO FUNCIONAIS E ÉTICOS) DE SISTEMAS AAL (AMBIENT ASSISTED LIVING) CONSIDERANDO ASPECTOS DE COMPLIANCE .


PALAVRAS-CHAVES:

Ontologia, Especificação de Requisitos, Sistemas AAL, Compliance 


PÁGINAS: 255
RESUMO:

O envelhecimento da população mundial e consequentemente a necessidade por custos controlados de assistência médica e domiciliar, introduzem novos desafios científicos que precisam ser abordados. Nesse contexto, o ambiente de vida assistida (do inglês, Ambient Assisted Living-AAL) se constitui em uma nova abordagem, baseada em soluções tecnológicas, que surgem para atender às demandas desse público. Dentre os desafios de desenvolvimento de sistemas AAL estão o atendimento às restrições éticas, legais (compliance), sociais, médicas e técnicas que devem ser reunidas e consolidadas em uma especificação de requisitos.A especificação de requisitos é fundamental para que o sistema funcione de acordo com as necessidades dos stakeholders e atenda as restrições às quais se encontre submetido. Esses desafios e a necessidade de formalização da especificação de requisitos para tais sistemas tem levado a comunidade acadêmica a explorar e estabelecer novas abordagens para o desenvolvimento e verificação de sistemas AAL e integrá-las a diferentes áreas do conhecimento, tais como ontologia e compliance. Nesse contexto, esta tese visa, a partir dos padrões abertos da Web Semântica, utilizando a Lógica Descritiva e a linguagem Ontology Web Language, definir uma abordagem ontológica para auxiliar a elicitação e especificação de requisitos (focando nos requisitos não funcionais, éticos e os associados a compliance) em sistemas AAL. Com isso, é apresentada uma ontologia core (Onto4CAAL) para suporte a especificação de requisitos em sistemas AAL, onde nela estão integrados os elementos que fazem parte desse tipo de sistema. O método de pesquisa utilizado foi um Mapeamento Sistemático da Literatura, assim como um survey com especialistas (academia e indústria) do domínio. Com o uso da ontologia core, foi possível desenvolver uma ontologia de domínio (Onto4Elev) para Plataformas de Elevação Vertical, onde foi realizada uma validação com a indústria (um outro survey) em relação aos elementos que a constituem e, posteriormente, foi construído um cenário para simulação, extraindo os requisitos utilizados e as legislações envolvidas nesse tipo de sistema AAL. Como contribuições desta tese, pontuamos o uso de ontologias logicamente formalizadas para a representação não-ambígua e compartilhada do conhecimento de requisitos em sistemas AAL, sendo possível padronizar o entendimento dos termos associados a esse tipo de sistema, as legislações envolvidas e permitindo verificar as relações entre os elementos, auxiliando o projetista na tomada de decisões. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ MARIA PARENTE DE OLIVEIRA - ITA
Externa à Instituição - GRACIELA DORA SUSANA HADAD - UNO
Presidente - 1132492 - FERNANDA MARIA RIBEIRO DE ALENCAR
Externo à Instituição - JOHNNY CARDOSO MARQUES - ITA
Externa à Instituição - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA - UFRN
Notícia cadastrada em: 09/02/2023 11:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11