Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA ALBUQUERQUE CALDEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA ALBUQUERQUE CALDEIRA
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Departamento de Engenharia Elétrica - Sala 014
TÍTULO:

CONVERSOR C.C. ELEVADOR DE TENSÃO BASEADO EM INDUTOR ACOPLADO DE TRÊS ENROLAMENTOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas fotovoltaicos conectados à rede; conversor C.C-C.C. de alto ganho; indutor acoplado de três enrolamentos; terra compartilhado. 


PÁGINAS: 113
RESUMO:

O aumento da demanda energética mundial e dos efeitos com a degradação do meio ambiente, impulsionaram a utilização de alternativas de geração de energia sustentável, como a fonte de energia solar. A maioria dos sistemas fotovoltaicos não isolados são conectados à rede elétrica, implicando no aterramento dos módulos fotovoltaicos para evitar os inconvenientes relacionados à circulação da corrente de fuga. No entanto, os níveis de tensão gerados pela fonte de energia solar não atendem aos níveis de tensão que o conversor c.c.-c.a. necessita para conexão com a rede elétrica. Desta forma, é fundamental a conexão de um conversor c.c.-c.c. de alto ganho de tensão com o módulo fotovoltaico para extrair a máxima potência deste último e permitir sua conexão a rede, e que também atenda ao requisito de terra compartilhado entre a entrada e saída do sistema fotovoltaico. Neste cenário, este projeto de tese propõe uma nova topologia de conversor c.c-c.c. de alto ganho para ser empregado em um microinversor ou como otimizador solar em sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica com característica de terra compartilhado. O conversor proposto integra as técnicas de capacitor chaveado e indutor acoplado de três enrolamentos para elevação de tensão, além de um circuito de grampeamento para reduzir as perdas na chave e no diodo de saída. O conversor proposto foi projetado para operar com tensão de entrada entre 29 e 45 V, tensão de saída de 400 V, frequência de chaveamento de 100 kHz, razão cíclica entre 0,46 e 0,66 e potência de saída de 400 W. Com o intuito de compreender as características operacionais do conversor e o sistema ao qual ele será aplicado são apresentados suas etapas de operação, bem como suas principais formas de onda, as equações que representam sua análise estática no modo de condução contínua, os esforços de tensão nos elementos semicondutores e suas diretrizes de projeto. Também são apresentados os resultados de simulação em malha aberta no ambiente MATLAB/Simulink e uma análise comparativa do conversor proposto com outras seis topologias recentes da literatura, que empregam um indutor acoplado de três enrolamentos em sua célula multiplicadora de tensão. A partir das análises, constatou-se que a topologia proposta possui um elevado ganho de tensão para baixas razões cíclicas, destacando-se frente às demais quanto ao baixo esforço de tensão no diodo de saída e na chave, além de possuir menor quantidade de componentes e menor custo.   

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2921718 - FABRICIO BRADASCHIA
Interno - 2889145 - GUSTAVO MEDEIROS DE SOUZA AZEVEDO
Externo à Instituição - MARCELLO MEZAROBA - UDESC
Notícia cadastrada em: 09/01/2023 14:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09