Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO AUGUSTO OLIVEIRA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO AUGUSTO OLIVEIRA BARBOSA
DATA : 19/12/2022
LOCAL: Sessão por Videoconferência (fechada ao público) https://meet.google.com/pps-prdy-jci
TÍTULO:

CONVERSOR SEPIC DE ALTO GANHO E ALTO RENDIMENTO COM TRANSFORMADOR DE TRÊS ENROLAMENTOS COM CARACTERÍSTICA INVERSA E COMPONENTES MAGNÉTICOS OTIMIZADOS  .


PALAVRAS-CHAVES:

Conversores c.c.-c.c.. Alto Ganho. Energia Fotovoltaica.  


PÁGINAS: 155
RESUMO:

Diversas aplicações industriais e comerciais demandam conversão um estágio de alta elevação de tensão elétrica contínua. Recentemente, o crescimento da potência elétrica instalada na forma de energia solar fotovoltaica fomenta o estudo e desenvolvimento de conversores c.c.-c.c., responsáveis por elevar a tensão dos módulos fotovoltaicos e realizar o seguimento do ponto de máxima potência destes. Dentre os possíveis modos de conectar os módulos fotovoltaicos à rede elétrica, o uso de conversores c.c.-c.c. para cada módulo individual mostra-se atrativa por possibilitar maior aproveitamento da potência gerada pelos módulos fotovoltaicos em situações de sombreamento parcial dos módulos. Conversores c.c.-c.c. tradicionais, como o Boost, são incapazes de promover a elevação de tensão requerida com alta eficiência, de forma que são propostas na literatura que diversas topologias avançadas de conversores c.c.-c.c. capazes de atingir alto ganho estático de tensão com alta eficiência. Este trabalho apresenta um conversor c.c.-c.c. baseado no conversor SEPIC, utilizando um transformador de três enrolamentos e circuito de grampeamento da tensão sobre a chave para conseguir elevado ganho de tensão empregando baixo número de componentes. Ao utilizar capacitores para remover a componente contínua da corrente que circula nos enrolamentos, o projeto do transformador é otimizado, retirando a necessidade de entreferro e diminuindo a quantidade de voltas nos enrolamentos. O elevado ganho estático de tensão permite o uso de chaves de baixa tensão, que apresentam baixa resistência de condução. Esses fatores, somados ao baixo número de diodos, resultam em uma topologia de alto ganho de tensão, alto rendimento e baixa complexidade. São descritas as etapas de operação do conversor e desenvolvidas as expressões de corrente e tensão sobre seus componentes, que são validadas em simulações computacionais. Também é desenvolvido o modelo do conversor no domínio da frequência e utilizado no projeto do controlador da tensão de entrada. Por fim, o conversor proposto é comparado a outros conversores recém publicados na literatura. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO LESSA TOFOLI - UFSJ
Externo à Instituição - ANTÔNIO MANUEL SANTOS SPENCER ANDRADE - UFSM
Interno - 1146270 - RAFAEL CAVALCANTI NETO
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 15:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09