Banca de DEFESA: GUILHERME BOAVIAGEM RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERME BOAVIAGEM RIBEIRO
DATA : 23/12/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Sessão por videoconferência: https://meet.google.com/nqt-qtym-cea
TÍTULO:

FUNDAMENTOS DE PROCESSAMENTO DE SINAIS QUATERNIÔNICOS SOBRE GRAFOS E CONTRIBUIÇÕES RELACIONADAS A OPERADORES DE ORDEM FRACIONÁRIA. 


PALAVRAS-CHAVES:

Quatérnios, transformada discreta de Fourier quaterniônica fracionária,processamento de sinais sobre grafos, processamento de imagens coloridas. 


PÁGINAS: 122
RESUMO:

O campo do processamento de sinais, em sua essência, dedica-se a explorar como diferentes representações de um sinal podem fornecer maneiras úteis de manipulá-lo. Essas representações podem surgir de uma mudança na álgebra subjacente sobre a qual as amostras de sinal são definidas, por exemplo, ao incorporar sinais tridimensionais e quadridimensionais num espaço quaterniônico; ou talvez de um modelo diferente do domínio do sinal, como tem acontecido com o desenvolvimento do processamento de sinais sobre grafos, para lidar com dados dispostos em rede; ou mesmo explorando novas transformadas lineares que mapeiam o sinal em um domínio no qual operações como compressão, filtragem ou extração de características são mais fáceis ou mais eficientes. 

Esta tese percorre exatamente esses caminhos, com o objetivo de responder à questão de como estender o processamento de sinais sobre grafos para o caso em que as respectivas amostras e pesos de arestas são quaternions. Propõe um novo conjunto de ferramentas que servem de base para o que se pode chamar Processamento de Sinais Quaterniônicos sobre Grafos (QGSP) e, como subprodutos da jornada de pesquisa, contribui para o campo das transformadas fracionárias em duas frentes: propondo uma nova abordagem para a fracionarização da transformada discreta de Fourier quaterniônica (QDFT), juntamente com a proposição de sua versão multiparamétrica, e propondo um novo operador de deslocamento fracionário sobre grafos (GSO fracionário). Como destaques dos principais resultados, podemos citar: (1) foi obtida a representação polinomial do GSO fracionário para grafos arbitrários, e foi demonstrado que seu uso no projeto de filtros FIR LSI melhora a qualidade geral do filtro para um determinado comprimento de filtro; (2) a nova QDFT fracionária multiparamétrica foi usada para criar um esquema de criptografia holístico para imagens coloridas com camada de opacidade, que demonstrou fornecer espaço de chave e sensibilidade de chave satisfatoriamente grandes; e (3) foram formulados os principais aspectos da análise espectral, filtragem e compressão no contexto do QGSP, juntamente com exemplos práticos e com dados do mundo real implementados empregando um pacote Python customizado e de código aberto. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALCEBÍADES DAL COL JÚNIOR - UFES
Interno - 1851787 - DANIEL PEDRO BEZERRA CHAVES
Presidente - 1882484 - JULIANO BANDEIRA LIMA
Interno - 1130403 - RICARDO MENEZES CAMPELLO DE SOUZA
Externo à Instituição - WALLACE ALVES MARTINS - UNILU
Notícia cadastrada em: 07/12/2022 10:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10