Banca de DEFESA: BRUNO AGRA KLEINAU

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO AGRA KLEINAU
DATA : 10/11/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Sessão por videoconferência: https://meet.google.com/nnx-shxb-yqk
TÍTULO:

APPLICATION OF BASE STATION WITH ARRAY OF INTELLIGENT ANTENNAS IN THE ENERGY DISTRIBUTION SECTOR.


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas de comando e controle, arranjos adaptáveis, arranjos de antenas lineares, antenas UHF, estações rádio base, redes inteligentes.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

O uso de Sistemas de Automação da Distribuição tem crescido significativamente nas empresas de energia elétrica nos últimos anos. O principal motivo para isso é a necessidade de uma rede mais inteligente, a fim de reduzir o tempo de interrupção de energia. Para tais aplicações, a comunicação por radiofrequência é preferida porque esta solução é mais confiável do que 3G/4G e mais barata do que fibra óptica. Neste contexto, é de extrema importância ter uma Estação Rádio Base (ERB) mais eficiente que possa cobrir a comunicação de uma área maior. Neste trabalho são apresentados os conceitos matemáticos de um arranjo de antenas inteligentes, bem como o funcionamento lógico de um controlador de sistema de radiação inteligente. Tal sistema recebe como entradas as coordenadas geográficas dos elementos da rede e alimenta automaticamente um arranjo de antenas Yagi-Uda inteligente com os parâmetros apropriados, a fim de otimizar o diagrama de radiação nas direções desejadas. O modelo inovador apresentado usa um método de otimização estocástica para atingir automaticamente um conjunto de parâmetros elétricos ideais para excitar o arranjo e direcionar seus feixes de forma totalmente controlada de forma eficiente. Assim, os resultados obtidos indicam que o esquema inteligente proposto permite a otimização energética do sistema de antenas, reduzindo em 61% o número de ERBs necessárias para cobrir a mesma área, quando comparado aos sistemas tradicionais de antenas collineares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2131653 - MARCOS TAVARES DE MELO
Interno - 2733127 - LAURO RODRIGO GOMES DA SILVA LOURENCO NOVO
Externo à Instituição - JAVIER ONTAÑÓN-RUIZ
Externo à Instituição - ELIAS MARQUES FERREIRA DE OLIVEIRA - UFRPE
Externo à Instituição - IGNACIO LLAMAS GARRO
Notícia cadastrada em: 08/11/2022 08:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03