Banca de QUALIFICAÇÃO: HIGOR ÍTALO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HIGOR ÍTALO DOS SANTOS
DATA : 18/11/2022
LOCAL: Laboratório de Telemática (fechada ao público).
TÍTULO:

ALGORITMOS NÃO SUPERVISIONADOS PARA CONSTRUÇÃO DE AUTÔMATOS PROBABILÍSTICOS A PARTIR DE SÉRIES TEMPORAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem de máquina. Autômatos probabilísticos de estados finitos. Minimização de grafos. Modelagem não supervisionada. Sistemas dinâmicos.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Uma das metodologias de análise e modelagem de sistemas dinâmicos comumente estudadas envolve processos de simbolização de séries temporais associados a sistemas dinâmicos. Este método apresenta dentre as principais vantagens a redução do custo computacional atrelado ao processamento do sinal e robustez ao ruído. Através do emprego de Autômato Probabilístico de Estados Finitos (PFSA, Probabilistic Finite State Automata) a dinâmica discreta da série resultante pode ser representada. Estes modelos são frequentemente empregados em algoritmos de controle e técnicas de detecção de falha. Este trabalho propõe um novo algoritmo para determinação de um PFSA relacionado a um sistema dinâmico a partir de uma realização suficientemente longa da dinâmica, fazendo emprego, a partir da análise da sequência discreta gerada, de métodos estatísticos, aprendizado de máquina não supervisionado e minimização de grafos, para obter modelos PFSA reduzidos e fiéis à dinâmica discreta proveniente do sistema original. O método proposto é finalmente submetido a sistemas dinâmicos com características distintas, demonstrando-se sua capacidade de gerar modelos com número reduzido de estados em comparação com outras abordagens da literatura e que mantêm sua qualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1851787 - DANIEL PEDRO BEZERRA CHAVES
Interno - 1882484 - JULIANO BANDEIRA LIMA
Externo ao Programa - 1288283 - RENATO MARIZ DE MORAES - null
Notícia cadastrada em: 06/10/2022 10:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07