Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS GALLINDO COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS GALLINDO COSTA
DATA : 18/08/2022
LOCAL: Departamento de Eletrônica e Sistemas (sessão fechada ao público).
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE TOMÓGRAFO POR MICRO-ONDAS PARA DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA.


PALAVRAS-CHAVES:

Imagens Médicas. Diagnóstico de Câncer de mama. Tomografia por micro-ondas. Antenas. Robótica. Computação na nuvem. Método de Born Iterativo Distorcido.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

Câncer de mama é uma das principais causas de mortes entre mulheres. A sua taxa de mortalidade é diretamente proporcional ao estágio em que o tumor é detectado. Se detectado no seu estágio inicial, o seu índice de sobrevida de mais de 5 anos é superior a 90\%, sendo assim de extrema importância a detecção nos estágios iniciais da doença. Atualmente os diagnósticos são feitos pelos exames de mamografia por raios-X, ultrassonografia, imagens de ressonância magnética (MRI), e tomografia por emissão de pósitrons (PET), sendo a mamografia por raios-X, considerada o padrão-ouro para o diagnóstico. Apesar de ser a técnica mais utilizada, ela tem alguns pontos negativos, como o desconforto para paciente, e a alta taxa de resultados falsos positivos e falso negativos, assim como os perigos da alta exposição a radiação. Diante das limitações das técnicas atuais, o imageamento por micro-ondas (sigla em inglês MWI) surge como uma modalidade complementar, devido ao seu baixo custo de instrumentação à sua alta sensibilidade de diagnóstico de câncer, devido ao contraste entre as propriedades dielétricas entre o tecido saudável e o tecido canceroso.  O objetivo deste trabalho é desenvolver um novo sistema de tomografia por micro-ondas, onde braços robóticos são utilizados para o posicionamento de antenas ao redor da mama da paciente, resultando em uma maior flexibilidade e maior conforto para paciente. Foi demonstrada: a possibilidade de uso móvel deste sistema, utilizando computadores de placa única de baixo custo para controle do sistema; a possibilidade de utilizar computação na nuvem para terceirizar partes computacionalmente pesadas do algoritmo de reconstrução da imagem; a obtenção e utilização de imagens em tempo real para tomada de decisão sobre o posicionamento das antenas. Este trabalho também apresenta uma plataforma para desenvolvimento e compartilhamento de algoritmos de imageamento por micro-ondas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1760478 - EMERY CLEITON CABRAL CORREIA LINS
Externo ao Programa - 1760491 - FERNANDO JOSE RIBEIRO SALES
Externo ao Programa - 1055817 - JOAO MARCELO XAVIER NATARIO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09