Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA BARRETO VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELA BARRETO VASCONCELOS
DATA : 28/07/2022
LOCAL: Sessão por videoconferência
TÍTULO:

TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE SINAIS PARA DETECÇÃO DE SATURAÇÃO EM TRANSFORMADORES DE CORRENTE: NOVOS ALGORITMOS E VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Processamento digital de sinais, transformador de corrente, saturação, fonte de corrente, limiarização, transformada de Fourier.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

Neste trabalho, são abordadas técnicas baseadas em processamento digital de sinais, para detecção de saturação em transformadores de corrente (TC) empregados em sistemas elétricos de alta potência. A importância da temática tem relação com o fato de os TCs serem equipamentos fundamentais nos referidos sistemas, de maneira que uma falha em seu funcionamento pode acarretar prejuízos às concessionárias e aos consumidores. Sobre o problema de detecção de saturação, especi camente, têm sido encontradas lacunas nas soluções já documentadas na literatura; em particular, essas técnicas têm aplicabilidade em campo limitada, dado que seu desempenho é normalmente avaliado utilizando sinais produzidos sinteticamente. A pesquisa realizada faz parte de um projeto mais amplo, em que foi montado um experimento com uma fonte de corrente e TCs reais. A partir de um levantamento bibliográ co, foram selecionadas e implementadas técnicas para detectar saturação nos sinais obtidos do experimento mencionado. Essa metodologia revelou a necessidade de modi cações e aperfeiçoamentos na técnica até então considerada, a qual se baseia na ltragem do sinal de corrente do secundário por um ltro de Savitzky-Golay. Os ajustes mencionados, que se relacionam principalmente com a necessidade de adaptabilidade dos limiares utilizados na localização dos pontos de interesse no sinal, encontram-se em fase de consolidação, mas sugerem que a técnica modi cada é capaz de detectar não apenas a presença da saturação, mas o trecho do sinal de corrente do secundário em que o fenômeno se mostra. Nas etapas nais do trabalho, espera-se avaliar outros métodos de detecção de saturação no contexto descrito, incluindo também os ajustes que se zerem necessários e provendo um quadro comparativo referente à viabilidade de uso prático de cada uma das técnicas elaboradas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO MADEIRO BERNARDINO JUNIOR - UPE
Presidente - 1882484 - JULIANO BANDEIRA LIMA
Interno - 1130403 - RICARDO MENEZES CAMPELLO DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 20/07/2022 10:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07