Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE OLIVEIRA SILVA
DATA : 29/07/2022
LOCAL: Sessão por videoconferência: https://meet.google.com/tcv-tzcm-puo (fechada ao público).
TÍTULO:

MEDIÇÃO DE SOLUBILIDADE EM TEMPO REAL DE MOLÉCULAS EM LÍQUIDOS USANDO ESPECTROSCOPIA POR MODULAÇÃO DE COMPRIMENTO DE ONDA.


PALAVRAS-CHAVES:

Modulação, espectroscopia, solubilidade, moléculas.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

Este projeto de tese explora uma técnica de medição de solubilidade usando Espectroscopia por Modulação de Comprimento de Onda (WMS). A técnica permite o estudo da dinâmica molecular de transporte entre interfaces líquido-gás e/ou gás-gás a partir da medida da concentração de moléculas específicas na fase gasosa por WMS. Usando um modelo teórico para uma ou mais interfaces e com a medida dos dados da concentração por WMS é possível calcular o coeficiente de partição no regime permanente (fase de equilíbrio) e assim consequentemente obter a solubilidade da molécula gasosa no líquido. Para a obtenção dos dados experimentais está sendo remontado todo o setup experimental de uma primeira versão do experimento com melhorias que devem trazer uma melhor precisão e reprodutibilidade das medidas. Espera-se que com um sistema mais estável e preciso, consolidar a técnica e aplicá-la nos mais diversos setores de interesse: indústria alimentícia (indústria de refrigerantes), amadurecimento de frutas, análise DGA, indústria farmacêutica, aplicações biométricas, indústria do petróleo, etc.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2226204 - JOAQUIM FERREIRA MARTINS FILHO
Interno - 2199776 - RENATO EVANGELISTA DE ARAUJO
Externo à Instituição - VLADIMIR HOMOBONO SOARES - UPE
Notícia cadastrada em: 05/07/2022 15:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10