Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX FERREIRA FALCAO MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEX FERREIRA FALCAO MOREIRA
DATA : 29/06/2022
LOCAL: Departamento de Engenharia Elétrica - LDSP (sessão fechada ao público).
TÍTULO:

RECONFIGURAÇÃO AUTOMÁTICA DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONSIDERANDO FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA ELÉTRICA UTILIZANDO OTIMIZAÇÃO POR ENXAME DE PARTÍCULAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Reconfiguração de redes de distribuição, Geração distribuída, PSO, Corte de geração.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O problema de reconfiguração de sistemas de distribuição de energia elétrica consiste em encontrar uma configuração radial por meio da permutação do estado das chaves (abertura ou fechamento) dos ramos de um sistema elétrico, permitindo reduzir perdas, balancear cargas nos alimentadores, melhorar indicadores de qualidade de energia e aumentar a penetração de fontes renováveis de energia. Por meio do conceito das redes elétricas inteligentes (Smarts Grids), as quais possibilitam o monitoramento em tempo real do estado da rede e a massiva automação dos equipamentos presentes na rede, a reconfiguração se torna uma poderosa ferramenta ativa na gestão da operação das redes elétricas de distribuição. Nesse sentido, este trabalho tem como proposta o desenvolvimento de uma metodologia para o gerenciamento de redes de distribuição através da reconfiguração horária da rede de distribuição na presença de fontes de energia renováveis como eólica e solar, a fim de encontrar uma configuração ótima que reduza as perdas diárias e diminua os cortes da geração renovável. A variação da demanda bem como a flutuação da geração renovável são levadas em consideração.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 407565 - GERALDO LEITE TORRES
Externo ao Programa - 1237647 - JOSE FILHO DA COSTA CASTRO
Externo ao Programa - 1567855 - OTONI NOBREGA NETO
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 10:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05