Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO DUTRA DANTAS DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO DUTRA DANTAS DE ALMEIDA
DATA : 01/07/2022
LOCAL: Sessão por videoconferência. Link: meet: https://meet.google.com/icp-hyhk-oun
TÍTULO:

CONVERSOR OITO CHAVES MULTIPORTAS APLICADO A BONDE ELÉTRICO ALIMENTADO POR BATERIAS E SUPERCAPACITORES.


PALAVRAS-CHAVES:

Conversor Multiportas. Bonde Elétrico. Baterias. Supercapacitores.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A locomoção das pessoas entre cidades e nos centros urbanos está em constante crescimento com o aumento da população em todo o mundo. Para isto são necessários transportes eficientes, rápidos e seguros. O transporte ferroviário movido com energia elétrica está em constante crescimento por atender estas necessidades, seja com trens de alta velocidade, metrôs, suburbanos ou bondes elétricos. Nestes transportes são utilizados motores e cargas elétricas de diferentes naturezas e níveis de tensão. Portanto, são necessários conversores estáticos de potência para o acionamento e alimentação destas cargas. A exemplo disto, existem topologias convencionais como conversores half-bridge com inversor fonte de tensão trifásicos empregados nestas aplicações. Porém, em veículos elétricos, a redução do peso e espaço ocupado pelos conversores é constantemente estudada com utilização de novas topologias de conversores. Então, neste trabalho é abordado um novo conversor multiportas que busca a integração dos conversores convencionais com redução do número de chaves e, consequentemente, a redução de seu volume e peso. Além do novo conversor aplicado a um bonde elétrico, o veículo é alimentado exclusivamente por baterias e supercapacitores. Com estes armazenadores de energia, elimina-se a necessidade de catenária ao longo do percurso, reduzindo o custo de instalação da mesma em uma via, e também, eliminando a poluição visual nos centros urbanos causada pelos fios, favorecendo o turismo. Estes armazenadores de energia são dimensionados, de forma a otimizar a capacidade do sistema com base em um perfil de carga real conhecido, com potência máxima de 532,1 kW. O sistema de controle foi projetado e aplicado considerando as características dos armazenadores. Desta forma, a alta densidade de energia das baterias foi adequada para garantir o funcionamento contínuo do sistema, e a alta densidade de potência dos supercapacitores foi necessária para garantir o alto desempenho de aceleração e frenagem regenerativa. Esta aplicação de bondes elétricos para o conversor proposto é projetada e analisada com simulações em plataforma MATLAB/Simulink, utilizando o perfil de carga similar a um trajeto real de potência máxima de 175 kW. Os resultados de simulação obtidos são apresentados e discutidos, mostrando que o conversor multiportas é adequado para esta aplicação em veículos elétricos com menor volume e peso. Para continuação da pesquisa serão feitas simulações em plataforma hardware-in-loop do sistema completo, além de experimentos em escala reduzida de um protótipo do conversor proposto. Por fim, será estimado um perfil de carga para um bonde elétrico em uma região da cidade do Recife-PE.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - SERGIO VIDAL GARCIA OLIVEIRA
Externo à Instituição - GIERRI WALTRICH - UFSC
Presidente - 2889145 - GUSTAVO MEDEIROS DE SOUZA AZEVEDO
Notícia cadastrada em: 31/05/2022 11:16
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