Banca de DEFESA: CRISLANE PRISCILA DO NASCIMENTO SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISLANE PRISCILA DO NASCIMENTO SILVA
DATA : 21/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sessão por Videoconferência
TÍTULO:

INTEFERÔMETRO E SENSOR MULTIBANDA BASEADOS NA CURVA FRACTAL DE HILBERT.


PALAVRAS-CHAVES:

Dispositivos de micro-ondas. Fractal de Hilbert. Miniaturização. Detecção de frequência. Interferômetro. Sensor multibanda. Caracterização dielétrica.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

A geometria fractal vem sendo amplamente estudada e aplicada nos projetos de dispositivos planares de micro-ondas. Devido suas propriedades de auto-semelhança e auto-preenchimento, elas são aplicadas no projeto de filtros, de superfícies seletivas em frequências, de antenas, etc, principalmente para obter a miniaturização de suas estruturas e melhora de suas respostas em frequência.  Nesse sentido, esta tese propõe usar a curva fractal de Hilbert para miniaturização de dois dispositivos de micro-ondas. O primeiro é um interferômetro planar reconfigurável em que a linha de atraso é baseada na segunda interação da curva fractal de Hilbert. Diodos PINs são usados para chavear entre os estados ou linhas de atrasos. A reconfiguração da curva fractal de Hilbert aliada com o conceito da fractalidade, possibilita o projeto de interferômetros mais compactos. Resultados de simulação e experimentais são aqui apresentados para um interferômetro de 3 bits que opera entre 2,7 a 4,5 GHz. O segundo dispositivo consiste em sensor multibanda fractal utilizando a quarta iteração da curva fractal de Hilbert que é utilizada para se obter um ressoador compacto. No projeto, os resultados de simulação e medição são apresentados e eles estão em boa concordância. O sensor apresenta cincos frequências de ressonâncias: 0,59, 1,73, 2,84, 3,88 e 4,92 GHz. Curvas de calibração foram levantadas com substratos de permissividades conhecidas e elas tiverem alto grau linear. Os resultados mostram que é possível utilizar o sensor para caracterizar permissividade real de substratos com baixas perdas em cinco frequências diferentes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EVANDRO CONFORTI - UNICAMP
Externo à Instituição - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO - UFRN
Externo à Instituição - IGNACIO LLAMAS GARRO
Externo à Instituição - JOAO CRISOSTOMO WEYL ALBUQUERQUE COSTA - UFPA
Presidente - 2131653 - MARCOS TAVARES DE MELO
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 09:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01