Banca de DEFESA: VALENTINA ALESSANDRA CARVALHO DO VALE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALENTINA ALESSANDRA CARVALHO DO VALE
DATA : 20/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sessão por Videoconferência - Sala: https://meet.google.com/wpf-earg-rpf
TÍTULO:

PROBLEMA DE RMLSA COM INCLUSÃO DA ATRIBUIÇÃO DE POTÊNCIA EM REDES ÓPTICAS ELÁSTICAS TRANSPARENTES E SUAS PENALIDADES DE CAMADA FÍSICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Redes Ópticas Elásticas, Ruídos não Lineares, PRMLSA, Atribuição de Potência, Modelos Adaptativos, Modelos Evolucionários.


PÁGINAS: 213
RESUMO:

As Redes Ópticas Elásticas (EON) têm se mostrado a solução para o crescente tráfego de dados e para as conexões heterogêneas com diferentes larguras de banda acarretadas pela diversificação dos serviços ofertados. Neste contexto, esta pesquisa contribuiu com a mitigação de lacunas no problema inerente em EON, o PRMLSA (Power, Routing, Modulation Level and Spectrum Assignment), sobretudo a atribuição de potência de lançamento. O PRMLSA foi abordado através de simulações de EON transparente com tráfego dinâmico e com fidelidade na reprodução de efeitos de camada física por modelos matemáticos de propagação não-linear com baixa complexidade computacional. Assim, foi inicialmente realizado um estudo sobre a importância da potência de lançamento na Qualidade de Transmissão (QoT - Quality of Transmission), seguido do desenvolvimento de técnicas de atribuição de potência de lançamento: (i) máxima; (ii) mínima; (iii) acrescida de margem; (iv) adaptativa; (v) evolucionária. As técnicas de máxima, mínima e acrescida de margem formam a base das técnicas adaptativa e evolucionária, nas quais a função para a potência de lançamento é definida pelo valor mínimo de potência acrescido de um percentual da diferença entre o máximo de potência e o mínimo de potência (margem de potência). Entretanto, a técnica adaptativa utilizou um algoritmo que parte de um percentual fixo para a margem de potência e, caso necessário, ajusta o valor de potência somando e/ou subtraindo um percentual de seu valor para atender sua QoT e das demais conexões da rede. Enquanto, a estratégia evolucionária utilizou uma representação por Série de Potência através da meta-heurística PSO (Particle Swarm Optimization) para encontrar valores adequados a serem atribuídos à margem de potência. Como resultado para a probabilidade de bloqueio (BP), índice de desempenho de rede considerado nesta pesquisa, é possível observar melhorias significativas com a utilização das novas técnicas de atribuição de potência de lançamento, especificamente adaptativa e evolucionária, comparadas às difundidas na literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 026.367.184-43 - CARMELO JOSÉ ALBANEZ BASTOS FILHO - UFPE
Externo à Instituição - DANIEL AUGUSTO RIBEIRO CHAVES - UPE
Externo à Instituição - HELDER ALVES PEREIRA - UFCG
Externo ao Programa - 2158364 - LEONARDO DIDIER COELHO
Presidente - 1963122 - RAUL CAMELO DE ANDRADE ALMEIDA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 30/11/2021 09:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10