Banca de DEFESA: NÉSTOR IVÁN MEDINA GIRALDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NÉSTOR IVÁN MEDINA GIRALDO
DATA : 30/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência (Google Meet). Sala: meet.google.com/vze-bozw-xxj
TÍTULO:

COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLE POR INCLINAÇÃO E CONTROLE MESTRE-ESCRAVO SEM COMUNICAÇÃO EM MICRORREDES OPERANDO NO MODO AUTÔNOMO.

.


PALAVRAS-CHAVES:

Microrredes. Geração distribuída. Compartilhamento de potência. Controle por inclinação. Técnica mestre-escravo sem comunicação. Modelo de pequenos sinais.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

Uma microrrede é definida pelo conjunto de unidades de geração distribuída (GD), unidades de armazenamento e cargas, que conectados em paralelo formam um pequeno sistema elétrico de potência. A microrrede pode operar conectada à rede elétrica da concessionária, em que as cargas são alimentadas por meio das unidades de GD e o déficit de potência é fornecido pela rede. Neste modo de operação, a referência de tensão e frequência é definida pela rede. Outro cenário possível e quando a rede elétrica da concessionária não está disponível e a microrrede deve operar de forma autônoma (isolada), nesta situação o fluxo de potência entre as unidades de GD e as cargas devem ser balanceados, ou seja, a potência fornecida por cada unidade de GD deve ser proporcional a sua capacidade nominal. Neste trabalho, é realizado um estudo comparativo entre a estratégia controle por inclinação (droop) e uma nova técnica de controle denominada mestre-escravo sem comunicação, em microrredes operando no modo autônomo. Para representar o comportamento dinâmico das microrredes, neste trabalho é proposto um modelo matemático em pequenos sinais da microrrede mestre-escravo sem comunicação e desenvolvido o modelo matemático em pequenos sinais da microrrede droop. A partir do modelo matemático de ambas as microrredes, a região estável no plano complexo é comparada para diversos valores dos coeficientes de inclinação. O desempenho das técnicas de controle no compartilhamento de potência é avaliado por meio de um conjunto de figuras de mérito. Finalmente, o desempenho de ambas as microrredes é avaliado sob condições de operação de carga não linear e desequilibrada, e uma estratégia de compensação de tensões desbalanceadas é implementada na microrrede mestre-escravo sem comunicação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2889145 - GUSTAVO MEDEIROS DE SOUZA AZEVEDO
Interno - 1134081 - FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS NEVES
Externo à Instituição - CASSIANO RECH - UFSM
Externo à Instituição - MARCELLO MEZAROBA - EDESC
Notícia cadastrada em: 11/08/2021 09:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11