Banca de QUALIFICAÇÃO: PABLO LUIZ TABOSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PABLO LUIZ TABOSA DA SILVA
DATA : 25/08/2021
LOCAL: Sessão por Videoconferência - Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE ESPECTRAL DA POTÊNCIA EÓLICA E SUA SUAVIZAÇÃO A PARTIR DE SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA BASEADO EM BATERIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Energia Eólica, Flutuação de Potência, Analise Espectral, Armazenamento de Energia, Bateria.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

 A potência eólica está sujeita a flutuações, sejam elas causadas pela própria fonte eólica ou advindo da dinâmica da turbina em si. Há métodos que são empregados para mitigação de tais flutuações, como a agregação de turbinas eólica e controle de pitch. Contudo, tais métodos ainda não eliminam por completo as flutuações de potência. O presente trabalho apresenta uma breve revisão sobre a origem de tais flutuações em conjunto com uma análise e caracterização dessas por meio da análise espectral de potência (PSD, do inglês Power spectral Density) de dados de medição de potência de saída de um parque eólico e seus conjuntos de aerogeradores (aqui chamados de circuitos) para os anos de 2018 e 2020. A investigação demonstra a persistência das flutuações mesmo com o emprego de métodos para suavização. Em seguida é proposto uma plataforma para realizar estudos da mitigação dessa variabilidade. A ferramenta faz utilização de sistema de armazenamento de energia com bateria (BESS, do inglês Battery Energy System). Foi possível verificar por meio de análise espectral que a plataforma é capaz suavizar a potência de saída a partir da medição de potência de um dos circuitos do parque eólico que foi realizado as medições.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MANOEL AFONSO DE CARVALHO JUNIOR - UFPE
Externa ao Programa - 2300753 - MILDE MARIA DA SILVA LIRA
Presidente - 1543575 - PEDRO ANDRE CARVALHO ROSAS
Notícia cadastrada em: 09/08/2021 09:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11