Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLAMYS ALLAN DIAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALLAMYS ALLAN DIAS DA SILVA
DATA : 17/08/2021
LOCAL: Sessão por Videoconferência - Google Meet
TÍTULO:

SENSOR DE CAMPO MAGNÉTICO À FIBRA ÓPTICA USANDO EFEITO MAGNETO-ÓPTICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Campo magnético, sensor à fibra óptica, efeito magneto-óptico, Compensação de efeitos de temperatura, Modelagem de Fresnel, COMSOL. 


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Desde quando foi utilizado para em antigas embarcações para orientação geográfica, até os dias de hoje onde é usado para o tratamento de canceres e tumores, o uso do campo magnético vêm trazendo uma evolução tecnológica nos mais diferentes procedimentos, e para sua devida aplicação o monitoramento nominal do campo magnético é essencial. Nesse sentido, este projeto de tese apresenta um estudo para construção de sensores à fibra óptica, que utilizam os efeitos Faraday e Kerr magneto-ópticos, capazes de fazer o monitoramento de campo magnético, com sensibilidade e faixa de operação variadas. Devido a aplicação específicas, onde há variações de temperatura, também foi feito um estudo de como a temperatura pode afetar a modulação do sinal, bem como formas de mitigar sua influência. Os resultados de sensibilidade obtidos são comparáveis com os encontrados na literatura, tendo uma das estruturas simuladas alcançado uma resolução de 0,051 mT. Por fim, vale destacar que estudo realizado tem um viés de projetar e caracterizar a estrutura do sensor para que seu sinal seja otimizado a depender de sua aplicação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1206583 - ANTONIO AZEVEDO DA COSTA
Presidente - 1131199 - EDUARDO FONTANA
Externo ao Programa - 3450609 - LUIS HENRIQUE VILELA LEAO
Notícia cadastrada em: 09/08/2021 09:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07