Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ MÁRIO ALEXANDRE MELO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ MÁRIO ALEXANDRE MELO DE OLIVEIRA
DATA : 17/08/2021
LOCAL: Sessão por Videoconferência - Google Meet
TÍTULO:

Controle de Fase e Amplitude de um Sistema de Arranjo de Antenas Inteligentes.


PALAVRAS-CHAVES:

Circuito Formador de Feixe. Antenas Inteligentes. Yagi-Uda. PSO. Sistema de Antenas Inteligentes Comutado. Dispositivos de Automação.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

O documento tem a finalidade de apresentar o projeto de tese de doutorado. Nele é introduzido o conceito de supervisório para monitoramento de uma smart grid de uma concessionária de distribuição de energia elétrica. É definido a utilização de um sistema de rádio frequência para acesso aos dispositivos eletrônicos inteligentes através de um sistema de arranjo de antenas inteligentes comutado, onde os parâmetros para equalização do sistema são obtidos pelo método de otimização por enxame de partículas. Aqui é apresentado o circuito de formação de feixes que é equalizado por valores previamente simulados no software Ansys HFSS com base no método de otimização de enxame de partículas. O circuito de formação de feixes é controlado por um Sistema de Controle de Antena, que é responsável pela inteligência do arranjo de antenas para direcionar o feixe de radiação para algumas direções de interesse.

Um dos objetivos deste projeto de tese é apresentar o desenvolvimento dos testes com o arranjo de antenas inteligentes comutado, onde o controle do feixe do diagrama de radiação é realizado pelo atenuador e defasador sendo estes comandados via controle de arranjo de antenas, além de realizar o desenvolvimento da compatibilidade entre os dispositivos de RF e os componentes DC do Controlador do Arranjo de Antenas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1130851 - ANTONIO JERONIMO BELFORT DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1845774 - DANIEL DE FILGUEIRAS GOMES
Presidente - 2131653 - MARCOS TAVARES DE MELO
Notícia cadastrada em: 06/08/2021 09:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06