Banca de DEFESA: JONATA CAMPELO DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JONATA CAMPELO DE ALBUQUERQUE
DATA : 12/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência (Google Meet): meet.google.com/iww-dqdg-cba
TÍTULO:

Desenvolvimento de Modelos de Curvas de Potência Via IA para Previsão de Geração Eólica em Curto Prazo.



PALAVRAS-CHAVES:

Curva de Potência, melhoria da previsão, modelos paramétricos, modelos não paramétricos, inferência pré estabelecida, redes iniciais de aprendizagem profunda, previsões, modelos de geração eólica, curto prazo.



PÁGINAS: 195
RESUMO:

A modelagem de uma curva de potência é um fator crucial para o desempenho e operação de uma fonte eólica, contribuindo desde o controle até a melhora no desempenho de uma turbina ou parque. Atualmente existem várias técnicas para o ajuste deste fator, cujos métodos utilizados são conhecidos como paramétricos e não paramétricos. Este último cria uma heurística própria dependendo de uma característica ou tendência específica de como os dados de (ventos x Potência) de um parque ou turbina se comportam. Esta Tese visa demonstrar que é possível aumentar a precisão da previsão de geração eólica em curto prazo com a utilização de algumas técnicas originais que utilizam a inferência pré-estabelecida em sistemas Fuzzy e técnicas de Deep Learning como autoencoders e redes de aprendizagem profunda do tipo LSTM. Foram desenvolvidos duas novas heurísticas explicadas no decorrer do trabalho e as mesmas foram comparadas com os modelos já desenvolvidos pelo autor em trabalhos anteriores. Os resultados mostram-se significativos tanto no que diz respeito a previsão de dados componentes do vento como velocidade e direção quanto a previsão de potência atrelada a aplicação dos modelos de curva de potência desenvolvidos. Desta forma os novos modelos e heurísticas desenvolvidos foram efetivos e inovadores contribuindo para a melhora notável do desempenho das previsões em modelos de geração eólica no curto prazo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BENEMAR ALENCAR DE SOUZA - UFCG
Interno - 1220712 - JOSE MAURICIO DE BARROS BEZERRA
Externo à Instituição - MANOEL AFONSO DE CARVALHO JUNIOR - UFPE
Externa ao Programa - 2300753 - MILDE MARIA DA SILVA LIRA
Interno - 1543575 - PEDRO ANDRE CARVALHO ROSAS
Presidente - 1171041 - RONALDO RIBEIRO BARBOSA DE AQUINO
Notícia cadastrada em: 25/06/2021 11:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09