Banca de DEFESA: GUILHERME DELGADO SORIANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME DELGADO SORIANO
DATA : 31/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência (Google Meet). Sala: meet.google.com/xaf-wcec-nux
TÍTULO:

Acoplamento e Precificação do Despacho Energético com o Fluxo de Potência Ótimo na Operação em Curto Prazo para Sistema com Armazenador de Energia e com Grande Penetração de Renováveis.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Programação Diária da Operação. Otimização. Custos de Congestionamento. Fluxo de Potência Ótimo. Métodos de Pontos Interiores. Armazenamento de Energia. Precificação Nodal.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Os grandes investimentos em geração de energia renovável vêm trazendo uma reestruturação tanto do perfil de carga dos consumidores como na maneira de lidar com tal volume gerado. Os modelos de planejamento energético e elétrico são afetados por ambas as incertezas, que, traduzidos em preços, dificultam a análise convencional do custo-benefício dos investimentos das empresas dos segmentos de geração, transmissão e distribuição, e consequentemente a segurança operativa do Sistema Interligado Nacional (SIN). Esta Tese visa apresentar um modelo de análise da Programação Diária da Operação (PDO) para sistema hidrotérmico com alta inserção de energia renovável e ocorrências de cortes da geração e congestionamento da rede elétrica. São apreciadas soluções factíveis do ponto de vista operacional e de custo, para possíveis investimentos em armazenadores de energia no despacho energético ótimo integrado à operação elétrica do sistema. Tais soluções são baseadas na formação de Preço Nodal da área analisada, que abrangem desde o custo marginal de operação até as perdas elétricas e por congestionamento. O problema é formulado através do Método de Pontos Interiores, do Fluxo de Potência Ótimo e matriz sensibilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BENEMAR ALENCAR DE SOUZA - UFCG
Externo ao Programa - 1130900 - CARLOS ALBERTO BRAYNER DE OLIVEIRA LIRA
Interno - 1134081 - FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS NEVES
Interno - 1543575 - PEDRO ANDRE CARVALHO ROSAS
Presidente - 1171041 - RONALDO RIBEIRO BARBOSA DE AQUINO
Notícia cadastrada em: 26/05/2021 09:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11