Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIO RODRIGO SANTOS DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIO RODRIGO SANTOS DE CARVALHO
DATA : 31/05/2021
LOCAL: Videoconferência (Google Meet).

CONVERSOR C.C./C.C. DE ALTO GANHO E ELEVADA EFICIÊNCIA BASEADO EM CÉLULA MULTIPLICADORA DE TENSÃO COM AS TÉCNICAS CAPACITOR CHAVEADO E ACOPLAMENTO MAGNÉTICO PARA INTEGRAÇAO EM MÓDULOS FOTOVOLTAICOS.

Palavras-chave: Alto Ganho de Tensão, Célula Multiplicadora de Tensão, Comutação Suave, Conversor c.c.-c.c., Conversor Integrado a Módulos.

O desenvolvimento de tecnologias para aprimorar o desempenho de conversores de potência integrados ao módulo fotovoltaico são fundamentais para impulsionar instalações de sistemas de geração distribuída a partir da fonte solar fotovoltaica nos grandes centros urbanos, principalmente sobre telhados com diferentes orientações e inclinações, suscetível a sombreamentos parciais ocasionados por edificações vizinhas. Devido às baixas tensão nominal e eficiência dos módulos fotovoltaicos, conversores c.c./c.c. de alto ganho de tensão e alta eficiência são imprescindíveis às arquiteturas módulo c.a. e otimizadores solar conectados em paralelo para extrair a máxima potência do módulo fotovoltaico e elevar a tensão do barramento c.c. do estágio de conversão c.c.-c.a. acima do valor mínimo necessário para conectar o sistema fotovoltaico à rede elétrica. Sendo assim, este projeto de tese apresenta um conversor c.c.-c.c. de alto ganho de tensão baseado em célula multiplicadora de tensão. A célula multiplicadora de tensão integra capacitor chaveado, autotransformador de três enrolamentos e circuito clamp ativo. O enrolamento terciário do autotransformador é utilizado para elevar a tensão sobre os terminais de saída do conversor sem operar sob razões cíclicas extremas e reduzir as perdas por condução no enrolamento primário. O interruptor auxiliar presente no circuito clamp prover comutação sob tensãonula ao interruptor principal e vice-versa. Logo, não há perdas por comutação dos interruptores, possibilitando elevar a frequência de chaveamento para reduzir as dimensões e peso dos componentes passivos. A operação do conversor proposto admite corrente de magnetização bidirecional com baixo valor médio. Assim, o projeto magnético do autotransformador é otimizado definindo baixos valores de indutância de magnetização. As indutâncias de dispersão dos enrolamentos do autotransformador são utilizadas para prover comutação sob corrente-nula aos diodos. Portanto, não há perdas por recuperação reversa. Operação, análise em regime permanente e diretrizes de projeto do conversor proposto são apresentadas. Resultados experimentais são obtidos através do protótipo de 350 W do conversor proposto. A máxima eficiência medida é de 98,3 %.

Externo à Instituição - TELLES BRUNELLI LAZZARIN - UFSC
Externo à Instituição - MÁRIO LÚCIO DA SILVA MARTINS - UFSM
Externo à Instituição - HELBER ELIAS PAZ DE SOUZA - IFPE
Presidente - 2378833 - MARCELO CABRAL CAVALCANTI