Banca de DEFESA: CAMILA MENDES BANDEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA MENDES BANDEIRA
DATA : 21/02/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Sessão por videoconferência
TÍTULO:

PROJETO E CONTROLE DE UM CONVERSOR CC-CC APLICADO A UMA ESTAÇÃO DE CARREGAMENTO VEÍCULOS ELÉTRICOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Veículos elétricos; carregamento rápido em corrente contínua; conversor phase-shift full-bridge; controle digital.


PÁGINAS: 93
RESUMO:

As preocupações relacionadas às alterações climáticas, em especial as decorrentes dos gases de efeito estufa, têm impulsionado a busca por alternativas no âmbito da produção e do consumo, com o objetivo de atingir um desenvolvimento sustentável. Uma estratégia explorada para o alcance desse objetivo e concomitante redução de emissão de poluentes é a eletrificação veicular, substituindo os veículos de combustão interna por veículos híbridos ou puramente elétricos. Apesar do reconhecimento da importância da adoção de veículos elétricos nos sistemas de transporte alguns desafios ainda precisam ser mais bem estudados, como os impactos causados à rede elétrica e a necessidade de infraestrutura de recarga ampla e eficiente. Apesar de haver grandes incentivos para o aumento da infraestrutura de carregamento, ela permanece limita em comparação com as destinadas a veículos de combustão interna, além de apresentarem maiores tempos de recarga. Uma alternativa para diminuir o tempo de recarga e melhorar a experiência do usuário é a adoção de estações públicas de carregamento a corrente contínua, visto que essas estações acessam diretamente os terminais da bateria, possibilitando uma maior entrega de potência com um menor comprometimento de peso e volume do veículo. Essas estações, portanto, precisam operar em uma ampla faixa de forma a atender os diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no mercado. Nesse contexto, esta dissertação busca projetar um carregador veicular em corrente contínua, em conformidade com normas internacionais e nacionais, de forma a atender uma extensa variedade de veículos. Uma revisão bibliográfica dos requisitos técnicos e normativos relativos ao sistema de recarga em corrente contínua é realizada, assim como o projeto do conversor phase-shift full-bridge (PSFB) para o atendimento de veículos com baterias de 400V e 800V. A modelagem do conversor é realizada a partir do modelo de pequenos sinais do conversor buck, adicionando a esta algumas particularidades da operação do PSFB. O controle digital é desenvolvido e implementado em ambiente de simulação do Matlab/Simulink, onde são realizados testes de desempenho para os estágios de recarga quando conectados a diversos modelos de baterias.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CASSIANO RECH - UFSM
Presidente - 2889145 - GUSTAVO MEDEIROS DE SOUZA AZEVEDO
Interno - 1814693 - LEONARDO RODRIGUES LIMONGI
Notícia cadastrada em: 23/01/2024 08:58
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