Banca de DEFESA: EWELIM DAYANE DE SOUZA BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EWELIM DAYANE DE SOUZA BARROS
DATA : 06/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sessão por videoconferência
TÍTULO:

ALOCAÇÃO EFICIENTE DE RECURSOS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS EM REDES ÓPTICAS OTN SOBRE WDM: UMA ABORDAGEM DE OTIMIZAÇÃO BASEADA EM ILP E HEURÍSTICAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Otimização de Redes Ópticas; Rede Óptica de Transporte (OTN); Wavelength Division Multiplexing (WDM); Programação Linear Inteira (ILP); Roteamento e Atribuição de Comprimentos de Onda (RWA); Interfaces OTN.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Com a crescente demanda por serviços de telecomunicações de alta qualidade e o aumento expressivo no tráfego de dados, impulsionados pelo número crescente de aplicações na Internet, as redes ópticas surgem como a solução ideal para atender às altas taxas de transmissão. Nesse contexto, operadores de rede buscam incessantemente soluções eficientes e economicamente viáveis para suas arquiteturas. Este trabalho apresenta uma abordagem abrangente para otimizar os custos associados às interfaces instaladas em uma Rede Óptica de Transporte (OTN) e ao número de comprimentos de onda necessários na rede WDM (Wavelength Division Multiplexing) subjacente. A estratégia envolve a alocação de demandas de tráfego pertencentes a múltiplas classes de serviço em interfaces OTN de diferentes capacidades devidamente implantadas na rede. É proposta uma formulação matemática completa de Programação Linear Inteira (ILP) para lidar com o problema integrado de implantação de interfaces OTN, criação de links OTN virtuais, agrupamento e roteamento de tráfego em caminhos virtuais de capacidades distintas, assim como incorporação dessas redes na camada física WDM. O principal objetivo desta pesquisa é reduzir os custos de infraestrutura (CAPEX) associados às interfaces OTN, um componente significativo no custo total da rede. Além disso, busca-se minimizar o número necessário de comprimentos de onda no problema de Roteamento e Atribuição de Comprimentos de Onda (RWA), contribuindo para uma economia global e garantindo capacidade disponível para futuras expansões. Dado que o problema RWA torna-se difícil de resolver à medida que o tamanho da rede aumenta, envolvendo significativos custos computacionais, é apresentada uma abordagem heurística de múltiplas etapas para lidar eficientemente com redes maiores. Nessa abordagem, as etapas de otimização para o design da rede OTN e as soluções do problema RWA são conduzidas independentemente. Para o planejamento da camada OTN, é mantida a formulação ILP exata (OTN-ILP), de forma a garantir a solução ótima para os custos das interfaces instaladas. Já problema RWA é abordado tanto por meio de uma formulação ILP (RWA-ILP) quanto por uma abordagem heurística (BLRW). O modelo RWA-ILP fornece resultados com a mesma quantidade, ou um número ligeiramente maior, de comprimentos de onda em comparação com a solução ótima da Formulação ILP Integrada. No entanto, é aplicável apenas a redes pequenas devido às restrições de tempo computacional. Por outro lado, a heurística desenvolvida para o RWA é capaz de lidar com redes de qualquer tamanho, embora demande mais comprimentos de onda em comparação com o modelo RWA-ILP.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOAO CRISOSTOMO WEYL ALBUQUERQUE COSTA - UFPA
Interno - 2226204 - JOAQUIM FERREIRA MARTINS FILHO
Presidente - 1963122 - RAUL CAMELO DE ANDRADE ALMEIDA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 19/01/2024 10:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09