Banca de DEFESA: JOSÉ MÁRIO ALEXANDRE MELO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ MÁRIO ALEXANDRE MELO DE OLIVEIRA
DATA : 22/12/2023
HORA: 17:00
LOCAL: Sessão por videoconferência
TÍTULO:

OTIMIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO DE FASE E AMPLITUDE DE UM SISTEMA DE ARRANJO DE ANTENAS INTELIGENTES.


PALAVRAS-CHAVES:

Circuito formador de feixe, antenas inteligentes, Yagi-Uda, PSO, sistema de antenas inteligentes comutado, automação de dispositivos, análise de desempenho do sistema, previsão de perda de pacotes.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

O conceito de supervisório para monitoramento de uma smart grid de uma concessionária de distribuição de energia elétrica é introduzido neste trabalho. É descrito um sistema de antena inteligente comutada composto por: dois arranjos de quatro antenas Yagi-Uda montados em back-to-back; um circuito de formação de feixe (CFF); e um Controle de Arranjo de Antenas (CAT), cuja principal característica é que seu lóbulo principal seja maximizado usando o método de otimização por enxame de partículas (Particle Swarm Optimization - PSO), enquanto seus lóbulos laterais são minimizados. A aplicação do PSO integrado ao software de simulação eletromagnética 3D Ansys HFSS obteve excelentes resultados e foi validado em experimentos práticos. Os resultados medidos em campo aberto estão de acordo com as simulações e são comparáveis com o arranjo das concessionárias de distribuição de energia. Como esperado, os ganhos obtidos mostraram-se maiores, quando os lóbulos principais foram apontados para os ângulos objetivos. Essas características atendem às necessidades de um sistema de controle supervisório para empresas de distribuição de energia elétrica, que necessitam de redes de comunicação RF de alto ganho para monitorar chaves religadoras elétricas distantes em uma área de abrangência das respectivas estações rádio base.

Aqui também são analisados o desempenho do sistema e proposto um modo de realizar previsão de perdas de pacotes baseadas nos parâmetros do CFF e índices de transmissão do rádio e do CAT. Toda a configuração aqui descrita foi testada teve um desempenho muito bom, e certamente é uma abordagem promissora para acesso as estações remotas das empresas de distribuição de energia elétrica sem a necessidade de instalar repetidores adicionais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO AGRA KLEINAU
Externo à Instituição - BRUNO GOMES MOURA DE OLIVEIRA - IFPE
Externa à Instituição - CRISLANE PRISCILA DO NASCIMENTO SILVA
Externo ao Programa - 1845774 - DANIEL DE FILGUEIRAS GOMES - nullPresidente - 2131653 - MARCOS TAVARES DE MELO
Notícia cadastrada em: 06/12/2023 08:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03