Banca de QUALIFICAÇÃO: EULOGIO GUTIERREZ HUAMPO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EULOGIO GUTIERREZ HUAMPO
DATA : 19/10/2023
LOCAL: Departamento de Eletrônica e Sistemas (sessão fechada ao público)
TÍTULO:

ALGORITMOS NUMÉRICOS PARA CÁLCULO DE TRANSFORMADAS FRACIONÁRIAS DE FOURIER: COM APLICAÇÕES EM PROCESSAMENTO DE SINAIS CHIRP .


PALAVRAS-CHAVES:

Transformada discreta de Fourier, aproximação racional diádica, transformada numérica de Fermat, transformada fracionária de Fourier, sinal LFM .


PÁGINAS: 67
RESUMO:

Neste projeto de tese, são introduzidos algoritmos de baixa complexidade para o cálculo da transformada fracionária de Fourier (FrFT). Inicialmente, são investigados e descritos os algoritmos do estado-de-arte com as menores complexidades aritméticas,disponíveis para o cálculo da transformada em questão. A partir de tal levantamento, é proposto um novo algoritmo para a transformada discreta de Fourier aproximada (ADFT) e é explicado como ele pode ser usado para reduzir a complexidade aritméticaenvolvida no cálculonumérico da FrFT. O algoritmo de Cooley-Tukey é generalizado usando um operador de vetorização que se adéqua a transformadas de comprimentos arbitrários. O algoritmo ADFT é baseado na substituição dos chamados fatores twiddlepor racionais diádicos, os quais são mais apropriados para implementações em hardware. Essa estratégia permite, por exemplo, construir uma ADFT de 64 pontos sem multiplicadores. Resultados quantitativos obtidos ao longo do projeto demonstram que a mencionada redução de complexidade pode chegar a 68%, empregando um método simplificado para cálculo da transfor- mada. A eficácia do algoritmo proposto é verificada considerando uma aplicação de estimativa da direção de chegada de um único alvo, na qual o erro usando o método baseado em ADFT chega a 0,8o, quando o ruído do canal atinge -16 dB. Nestecenário, quando o algoritmo é aplicado à busca de pico no domíniofracionário de Fourier, demonstra-se como é possível reduzir a dimensão de busca de 2D para 1D. Na continuidade da pesquisa, pretende-se desenvolver um acelerador para o cálculo da FrFT baseado em convoluçãochirp usando transformada numérica de Fermat (FNT), conforme delineado de forma preliminar neste projeto. Outro problema que pode ser abordado posteriormente é a necessidade de recálculo da FrFT discreta em cada ou várias amostras, algo comum em algumas aplicações de tempo real; nestes cenários, os algoritmos básicosnãosão eficientes. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1882484 - JULIANO BANDEIRA LIMA
Interno - 1130403 - RICARDO MENEZES CAMPELLO DE SOUZA
Externo à Instituição - VITOR DE ANDRADE COUTINHO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 04/09/2023 13:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05