Banca de DEFESA: FELIPE DIÓGENES DE MENDONCA

DISCENTE: FELIPE DIÓGENES DE MENDONCA
DATA : 15/09/2023
LOCAL: Sessão presencial: DEE/LDSP (4º andar do prédio administrativo do CTG)

AUTOMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE GRADUAÇÃO E COORDENAÇÃO DAS FUNÇÕES DE PROTEÇÃO DE SOBRECORRENTE.

Coordenação; ANAFAS; otimização; proteção de sistemas elétricos; relés de sobrecorrente; curto-circuito; tratamento de dados.

Realizar um estudo de graduação e seletividade da proteção de um sistema elétrico, garantindo sua coordenação, é uma tarefa fundamental para a manutenção do atendimento a carga e para redução dos danos a equipamentos e pessoas. Este estudo, no entanto, demanda um elevado tempo das empresas de engenharia, principalmente a etapa de aquisição de dados para realização da graduação e a etapa de coordenação.

O processo de coordenação envolve uma análise minuciosa dos pares de relés relevantes para a problemática e sua classificação como proteção principal ou de retaguarda em cada defeito. Neste ponto, assim como para definição dos ajustes dos relés de proteção, é necessário que o engenheiro esteja munido das correntes presentes no sistema analisado para diversos tipos de defeitos e contemplando diversas contingências no sistema. Com a finalidade de levantar essas correntes de curtos-circuitos para um determinado sistema, incluindo os valores de contribuições dos equipamentos adjacentes, é desenvolvido um programa em python que faz interface com o ANAFAS, software amplamente utilizado no sistema elétrico brasileiro. Esse programa, associado a uma ferramenta computacional para coordenação automática da proteção de relés de sobrecorrente, independentemente de sua direcionalidade, desenvolvida em VBA, diminuí de forma significativa o tempo gasto na execução de um estudo de graduação.

O programa de coordenação automática, o qual se destaca positivamente em relação aos demais métodos já existentes, utiliza métodos de otimização e busca minimizar o tempo de atuação dos relés mais próximos a falta mantendo os critérios de seletividade e sensibilidade. Após a execução do código, os dados são apresentados por meio de relatórios, informando os tempos de atuação para os curtos-circuitos apresentados, e dos coordenogramas das proteções.

Externo ao Programa - 1061963 - JEYDSON LOPES DA SILVA - nullExterno à Instituição - MANOEL AFONSO DE CARVALHO JUNIOR - UFPE
Presidente - 1543575 - PEDRO ANDRE CARVALHO ROSAS
Externo à Instituição - ROBERTO FELICIANO DIAS FILHO - UPE
Notícia cadastrada em: 01/09/2023 08:42