Banca de DEFESA: RONNAN DE BRITO CARDOSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNAN DE BRITO CARDOSO
DATA : 15/08/2023
LOCAL: Sessão por videoconferência. Video call link: https://meet.google.com/eoz-sepq-mtd

CONVERSORES ELEVADORES DE SETE NÍVEIS A CAPACITOR CHAVEADO.

Inversores multiníveis, capacitor chaveado, conversores com grampeamento ativo do ponto neutro, topologias de sete níveis.

O objetivo deste trabalho de tese foi apresentar duas novas topologias de inversores capazes de sintetizarem sete níveis de tensão. Essas topologias, utilizaram um capacitor flutuante por fase e um único barramento c.c. para operação monofásica e trifásica. Os inversores utilizados foram definidos como elevadores de tensão, com a possibilidade de elevação do ganho com a integração do conceito do capacitor chaveado em estruturas com grampeamento ativo do ponto neutro. Com essas características, houve um favorecimento para utilização em sistema de estágio único, nos quais os níveis de tensão na entrada e na saída são muito diferentes, como no caso de painéis fotovoltaícos, baterias ou células a combustível. As topologias propostas possuem a capacidade de sintetizar a tensão de saída com especificações semelhantes à dos inversores de sete níveis convencionais, porém com redução da tensão de entrada para um terço. Essa redução de tensão traz consigo algumas vantagens, como a redução dos esforços de tensão nos dispositivos semicondutores e capacitores da estrutura. As tensões nos capacitores que formam o barramento c.c. foram balanceadas de forma natural, e o capacitor flutuante alcançou o balanceamento de tensão por meio do princípio do capacitor chaveado. Com isso, a regulação de tensão ocorreu de modo automático a partir de uma simples estratégia de modulação, dispensando o uso de sensores e/ou circuitos adicionais. Além disso, as topologias propostas foram capazes de operam em toda faixa de fator de potência, seja drenando ou fornecendo potência ativa e reativa.  Operação, análise estática, considerações de projeto e análise de perdas das topologias propostas são apresentas. Resultados de simulação e experimentais são incluídos para mostrar a funcionalidade das topologias propostas.

Externo à Instituição - THIAGO BATISTA SOEIRO
Externo à Instituição - CASSIANO RECH - UFSM
Externo à Instituição - EDISON ROBERTO CABRAL DA SILVA - UFPB
Interno - 2921718 - FABRICIO BRADASCHIA