Banca de DEFESA: MAURICIO MANOEL COELHO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO MANOEL COELHO JUNIOR
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Sessão por Videoconferência. Link: meet.google.com/yyd-awnk-dto

NFR-DRIVEN DEVELOPMENT: FRAMEWORK PARA ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DE USABILIDADE E ACEITABILIDADE EM AMBIENTES DE VIDA ASSISTIDA BASEADO EM REQUISITOS LEGAIS E EXPERIÊNCIA DE STAKEHOLDERS.

Ambientes de Vida Assistida.  Ambient Assisted Living. Especificação de Requisitos não Funcionais. Usabilidade. Aceitabilidade. NFR-Driven Development. Requisitos Legais. Sistemas AAL

O aumento da expectativa de vida em todo o mundo e a queda dos números de nascimento de crianças têm contribuído para o um aumento do envelhecimento da população. Esse fenômeno, aliado ao aumento das doenças crônicas, impõe desafios crescentes aos sistemas de saúde no cuidado aos idosos, visando preservar sua qualidade de vida. Avanços na área da saúde e tecnologia têm permitido o monitoramento remoto de informações vitais, auxílio no controle de medicamentos diários e a prevenção de acidentes graves. Nesse contexto, as tecnologias como Ambient Assisted Living (AAL) surgem como soluções para monitorar a saúde, o estado emocional e as atividades diárias dos idosos, proporcionando-lhes independência, segurança e bem-estar. Para garantir que essas soluções atendam às necessidades desse público, é crucial uniformizar as percepções de usabilidade e aceitabilidade dos sistemas AAL. Durante o desenvolvimento desses sistemas, é fundamental especificar de maneira adequada os requisitos não funcionais que impactam a usabilidade e a aceitabilidade, considerando os requisitos legais e em experiências dos stakeholders, sendo tais aspectos relevantes para esse tipo de sistema. Esta tese apresenta o NFR-driven development (NDD), um framework que auxilia na especificação de requisitos não funcionais de usabilidade e aceitabilidade para sistemas AAL, baseado em requisitos legais e em experiência dos stakeholders. Para embasar essa proposta, foi realizado um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) para identificar os principais requisitos não funcionais para sistemas AAL, incluindo requisitos legais que podem impactar o desenvolvimento desses sistemas. A partir dos resultados obtidos com a MSL, foram identificados os requisitos não funcionais que influenciam a usabilidade e a aceitabilidade dos stakeholders, bem como os requisitos legais relevantes para esse tipo de sistema. O NDD framework reúne os conceitos relevantes e fornece orientações aos engenheiros de requisitos e desenvolvedores durante o processo de especificação de requisitos não funcionais, considerando requisitos legais e a experiência dos stakeholders. Ao adotar esse framework, espera-se alcançar sistemas AAL que atendam efetivamente às necessidades e expectativas dos stakeholders, garantindo a conformidade com os requisitos legais.

Presidente - 1132492 - FERNANDA MARIA RIBEIRO DE ALENCAR
Interno - 1512338 - MARCO AURELIO BENEDETTI RODRIGUES
Externo à Instituição - JOHNNY CARDOSO MARQUES - ITA
Externa à Instituição - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA - UFRN