Banca de DEFESA: DAVI CARVALHO MORENO DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVI CARVALHO MORENO DE ALMEIDA
DATA : 28/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sessão por videoconferência. Google Meet/Sala: https://meet.google.com/jmx-mjzu-fdd
TÍTULO:

TÉCNICAS PARA GERAÇÃO DE NÚMEROS PSEUDOALEATÓRIOS E AUTENTICAÇÃO EM CAMADA FÍSICA UTILIZANDO SEQUÊNCIAS CAÓTICAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Geradores de Números Pseudoaleatórios, Autenticação em Camada Física, Segurança da Informação, Mapa de Arnold, q-Análogos, Sequências Caóticas.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

Com o avanço das tecnologias de comunicação e o aumento do volume de dados transmitidos, a segurança da informação é uma preocupação fundamental em diversos setores. Esta dissertação apresenta contribuições em duas áreas de segurança da informação: geradores de números pseudoaleatórios (PRNGs, Pseudorandom Number Generators) e autenticação em camada física (PLA, Physical Layer Authentication). Inicialmente, duas novas técnicas de PRNGs são propostas, a primeira é baseada no mapa de Arnold aplicado a anéis de inteiros do tipo Z2m, enquanto a segunda é um PRNG baseado em q-Análogos sobre corpos finitos. Ambos são comparados com algoritmos existentes na literatura, utilizando métricas de análise estatística e de implementação em hardware. Além disso, é proposto um novo algoritmo de geração de códigos de autenticação, chamados de tags, para sistemas de PLA, baseado em sequências caóticas discretizadas, e é realizada uma comparação com métodos existentes na literatura, utilizando métricas baseadas em teoria da informação. A dissertação também analisa a informação que um usuário malicioso tem da chave secreta utilizada no sistema de PLA ao interceptar múltiplos pares legítimos de mensagem e tags, considerando o algoritmo proposto para geração da tag.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1851787 - DANIEL PEDRO BEZERRA CHAVES
Externo à Instituição - JOAO VICTOR DE CARVALHO EVANGELISTA
Interno - 1130403 - RICARDO MENEZES CAMPELLO DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 06/07/2023 10:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10