Banca de DEFESA: FLAVIANO PALMEIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIANO PALMEIRA DOS SANTOS
DATA : 10/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: remoto (meet)
TÍTULO:

MICROLEARNING NO CAMPO DA SAÚDE: REVISÃO ESCOPO


PALAVRAS-CHAVES:

Microlearning; educação em saúde; educação na saúde


PÁGINAS: 113
RESUMO:

O presente estudo teve como objetivo sintetizar as evidências cientificas
sobre tecnologias adotadas no Microlearning no campo da saúde, e como
objetivos específicos: caracterizar os estudos identificados, identificar
perspectivas conceituais do Microlearning e sistematizar as características do
design instrucional nos estudos identificados. Trata-se de uma revisão de
escopo, que adotou como referencial teórico a abordagem proposta pelo
Instituto Joanna Briggs- JBI para revisões de escopo. As buscas foram
realizadas em quatorze bases de dados indexadas: CINAHL Complete, Scielo,
Cureus, Cochrane, PubMed, Scopus, IEEE, BVS, Web of Science, MEDLINE,
Lilacs, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital
Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Networked Digital Library of
Theses and Dissertations (NDLTD), com intervalo de busca amplo, desde o
início da publicação das bases até julho de 2021, com objetivo de recuperar o
maior número de estudos, permitindo mapear a literatura e conhecer
evidências sobre o tema. As pesquisas nas bases de dados identificaram um
total de 424 documentos, destes, foram excluídos 166 por estarem duplicados.
Assim, foram selecionados para leitura do título e resumo 258 estudos e,
posteriormente, 222 foram excluídos, por não cumprirem os critérios de
inclusão. Por fim, 36 foram lidos na íntegra e, destes, 6 foram excluídos pelos
seguintes motivos: artigos não disponibilizados na íntegra nas bases de dados
(1/6), artigos de revisão (3/6) e artigos de opinião (2/5). Ao final, obteve-se o
total de 30 estudos incluídos nesta revisão. A extração e sintetização dos
elementos essenciais encontrados em cada publicação foram realizadas, a
partir de um instrumento estruturado, elaborado para este estudo, e utilizou-se
a ferramenta Google planilha Excel 1 para a tabulação dos dados. Quanto aos
resultados, os seguintes dados foram analisados: 1) ano de publicação, 2)
distribuição dos estudos segundo localização geopolítica, 3) nível de
evidências, 4) periódicos que apresentam estudos sobre o Microlearning, 5)
áreas dos periódicos, 6) características dos participantes, 7) TDICS utilizada 8)
local; 9) foco das intervenções 10) descrição das intervenções 11) principais
conclusões 12) perspectivas conceituais de Microlearning nos estudos
identificados e 13) características do design instrucional nos estudos
identificados, 14) nível de evidência e o grau de recomendação dos estudos.
Além disso, emergiram duas duas categorias de análise: Microlearning no
cuidado em saúde e na formação no campo da saúde, sendo possível
identificar as modalidades de Microlearning utilizada, conceito, tipo de
intervenção, tecnologias utilizadas, principais resultados. Observa-se a partir

dos resultados que as TDICs estão sendo amplamente utilizadas na produção
de processos pedagógicos no campo da saúde, e estão voltadas
principalmente para o ensino, com a finalidade de potencializar aprendizagem.
Vale ressaltar que as tecnologias mais utilizadas nos estudos foram as
plataformas web, aplicativos mobile e vídeos, o que indica uma crescente
informatização global e uma transição para utilização de ferramentas digitais,
tanto na formação de recursos humanos na saúde, como também nos
processos de educação em saúde que visam a promoção da autonomia,
cuidado e autocuidado em saúde. Além disso, constata-se nos estudos
analisados que o consumo de tecnologias audiovisual - vídeos curtos –
contendo conteúdo sistematizado e explicativos, encontra-se em alta no
mundo. Essas questões devem ser consideradas pelas instituições de ensino,
equipes de conteudistas, web designer e pesquisadores da área, pois,
fornecem informações importantes que podem colaborar e instrumentalizar o
planejamento de processo pedagógicos sobre a aplicação do Microlearning por
serem tendencia e estarem sendo amplamente utilizadas pela população.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2324068 - CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
Interno - 1807632 - WELLINGTON PINHEIRO DOS SANTOS
Externa à Instituição - ZAIRA REGINA ZAFALON - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 08/03/2023 09:47
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