MODELOS COMPLEMENTARES PARA A AVALIAÇÃO DA INCLUSÃO DE SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Pessoas com deficiência. Inclusão. Qualidade de Vida no Trabalho. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Teoria das Facetas.
Esta pesquisa teve como objetivo definir modelos complementares para
avaliação da inclusão de servidores públicos com deficiência em Instituições de
Ensino Superior, sob a ótica funcionalidade e da percepção de qualidade de vida
no trabalho. Utilizou-se a Teoria das Facetas para estruturar o desenho da
investigação empírica, elaborar os modelos de avaliação propostos e analisar os
resultados. Para definição das variáveis manipuladas para a avaliação da
funcionalidade dos servidores com deficiência, foram utilizados os componentes
da funcionalidade presentes no WHODAS 2.0, em associação com os fatores
ambientais da CIF. O modelo elaborado para investigação empírica da
percepção da QVT foi definido com base nos fatores estruturantes da QVT
propostos por Ferreira (2012). Foram realizadas entrevistas com 21 servidores
com deficiência de uma Instituição de Ensino Superior dos tipos física, visual,
auditiva e mista. Os dados foram analisados por meio da Análise da Estrutura de
Similaridade (SSA) com o auxílio do software HUDAP-7. Os resultados indicam
que os modelos propostos são adequados, visto que suas variáveis foram
captadas pelos participantes, sendo consideradas determinantes para
investigação proposta. Além disso, por meio da representação gráfica das
variáveis no espaço multidimensional, foi possível estabelecer o perfil da
funcionalidade e da percepção de qualidade de vida no trabalho dos
participantes por meio da relação entre os componentes da funcionalidade e dos
fatores estruturantes da QVT com os diferentes tipos de deficiência
apresentados pelos participantes.