Banca de DEFESA: REGINA CELLY CIRIACO DE MELO MATIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGINA CELLY CIRIACO DE MELO MATIAS
DATA : 20/12/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Via Videoconferência
TÍTULO:

LEITURA e ANÁLISE DE CHARGES COM FUNDAMENTOS NA TEoRIA SEMIÓTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


PALAVRAS-CHAVES:

Semiótica, Percurso Gerativo da Significação. Charge. Ensino


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A Charge é um gênero textual que, em seu conteúdo temático, aborda temas atuais, informações que estão sendo divulgadas na mídia e quase sempre utiliza a linguagem verbal e a linguagem não verbal,  exigindo, assim, que, para sua compreensão, o leitor desenvolva uma competência crítica. O presente trabalho se propõe a elaborar oficinas de leitura, como ferramenta didático-metodológica de textos para a compreensão global dos sentidos em textos com múltiplas semioses, mais especificamente, na interpretação do gênero Charge. As oficinas propostas poderão ser aplicadas em turmas do módulo 5  da Educação de Jovens e Adultos, que corresponde aos anos finais (8º e 9º ano) do Ensino Fundamental. Buscamos, especificamente, analisar quais os actantes fazem parte da narrativa a partir do percurso gerativo da significação, inferir quais as escolhas feitas pelos sujeitos da enunciação que estabelecem no plano discursivo, ou seja, na superfície do texto, e identificar a oposição elementar (binária) que subjaz o texto no nível fundamental das etapas do percurso gerativo da significação. Para isso, essa pesquisa fundamenta-se sobre as contribuições da semiótica, sobretudo com Greimas&Courtés (1983), Barros (2002; 2005) e Fiorin (2009; 2012).  Como procedimento metodológico, nossa pesquisa tem caráter qualitativo e será proposta a partir da leitura e análise de charges com a temática do meio ambiente, o material analisado será uma proposta didática que propõe a  aplicação de oficinas de leitura de charges com os alunos. Diante disso, pretendemos, através da análise semiótica, ampliar a competência  leitora, através da elaboração de oficinas de leitura, como ferramenta didático-metodológica que auxiliem na compreensão global dos sentidos semióticos  do gênero charge , proporcionado  ao leitor ativo a possibilidade de construir  sentidos a partir de um repertório de conhecimentos que compreendam o funcionamento da linguagem em diferentes esferas da atividade humana.  


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - WILMA DA SILVA RIBEIRO - IFPE
Presidente - 021.067.064-99 - ADRIANO CARLOS DE MOURA - IFPE
Interna - 026.725.714-73 - HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA - UFPE
Notícia cadastrada em: 10/12/2021 12:04
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