Banca de DEFESA: LIDIANE SANTOS DE MELO

DISCENTE : LIDIANE SANTOS DE MELO
DATA : 18/11/2021
LOCAL: Virtual, Via Google Meet

LEITURA DE REPORTAGENS EM SALA DE AULA: A REFERENCIAÇÃO E O USO DE MODALIZADORES EPISTÊMICOS COMO RECURSOS AUXILIARES NA IDENTIFICAÇÃO DE OPINIÕES

Reportagem; Leitura; Referenciação; Modalização; Opinião

A leitura é uma atividade fundamental para promover mudanças no modo como as crianças e os adolescentes compreendem o mundo. Nesse sentido, ressaltamos, aqui, a importância de ações que oportunizem a leitura de reportagens em sala de aula. Esse gênero possui aspecto opinativo reconhecível, fator subsidiário ao objetivo geral desta pesquisa, que é o de contribuir, através da leitura de reportagens, para que os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental aprimorem habilidades de leitura que lhes permitam identificar opiniões presentes nesses textos jornalísticos. Para tanto, lançamos mão da investigação do processo de referenciação nesses textos, bem como da aplicação de articuladores discursivos modais epistêmicos como recursos linguísticos elementares ao alcance desse escopo. Assim, baseamo-nos na teoria de gêneros, especificamente nos estudos retóricos desses elementos, bem como nas perspectivas fornecidas pela linguística textual. No tocante à metodologia, esta pesquisa é de caráter qualitativo, proporcionando uma reflexão sobre o problema investigado, a participação e a colaboração de todos os envolvidos na construção da aprendizagem. Para seu desenvolvimento, propusemos a realização de aulas presenciais em formatos de oficinas, cujas ações têm ênfase na leitura, mas observam também os diversos usos da linguagem mediante atividades que fortalecem a participação oral dos estudantes, a produção escrita e a análise linguística. Então, debruçamo-nos sobre as perspectivas de texto, construção de sentidos e referenciação, tendo como base Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Cavalcante (2020) e Custódio Filho (2011). Como norte para as estratégias de leitura, recorremos aos fundamentos de Solé (1998), Koch (2018), Kleiman (2001, 2016) e Kleiman e Moraes (1999). Além disso, refletimos sobre fatores relacionados à multimodalidade a partir de Kress e Van Leeuwen (2006), Ribeiro (2017), entre outros. A fim de elucidar aspectos fundamentais relativos à modalização discursiva, forneceu-nos suporte teórico os estudos de Koch (2015, 2018a), Neves (2011), Castilho (2010) e Nascimento (2012). Igualmente, orientaram-nos, no percurso metodológico, dois documentos oficiais: o PCN (BRASIL, 1998) e a BNCC (BRASIL, 2017). Assim, a partir das ações propostas nesta pesquisa, possibilita-se aos estudantes a compreensão das escolhas que fazemos, em relação a determinadas expressões, para enfatizar o nosso ponto de vista e de quando precisamos atribuir significados diferentes ao nos referir a um dado objeto de discurso. Desse modo, não apenas atingimos o nosso objetivo, como também pudemos propiciar aos alunos uma leitura mais consciente que perpassasse os muros da escola.

Presidente - 038.552.154-56 - MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI - IFPE
Externa ao Programa - 1999641 - SUZANA LEITE CORTEZ
Interna - 043.400.124-40 - THAIS LUDMILA DA SILVA RANIERI - UFRPE
Notícia cadastrada em: 09/11/2021 21:21