Banca de DEFESA: SHEYSIANE TAYNAN GOMES FLORENCIO DA SILVA

DISCENTE : SHEYSIANE TAYNAN GOMES FLORENCIO DA SILVA
DATA : 06/10/2021
LOCAL: Virtual, Via Google Meet

PRODUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: algumas ações propositivas

Escrita. Argumentação. Gênero. Ensino. TCF.

O ensino da produção textual na escola tem se mostrado um desafio para professores, principalmente para aqueles que atuam no 9º ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino estadual de Pernambuco, uma vez se deparam com o desafio de preparar seus alunos para a produção de um Trabalho de Conclusão de Ensino Fundamental (TCF). Sabendo, então, da importância de colaborarmos com esse processo de escrita, propomos este estudo qualitativo, de caráter intervencionista, que tem como objetivo contribuir com a produção escrita do gênero TCF, como também cooperar com o desenvolvimento dos recursos argumentativos, considerando estratégias de defesa de tese, argumentação e contra-argumentação, bem como recursos e estratégias argumentativas. Além de ajudá-los a ampliar o olhar crítico, questionador e o posicionamento diante dos temas que seriam pesquisados. Para tanto, fundamentamo-nos em estudiosos como Dolz, Gagnon, Decândio (2010), Bunzen (2006), Silva (2019), Ruiz (2018) e outros para refletirmos sobre concepções de produção escrita, ensino, avaliação e revisão e nos apoiamos nas discussões sobre argumentação propostas por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Koch e Elias (2009, 2018), dentre outros autores. Sobre a concepção interacionista do gênero, apresentamos as contribuições de Bakhtin (2018), Marcuschi (2011, 2010) e outros. Como proposta didática intervencionista, utilizamos uma sequência didática adaptada de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este estudo pretende trazer contribuições metodológicas para o trabalho com o gênero TCF, a respeito do qual as informações ainda são incipientes, e preparar os alunos para produções textuais de caráter formal e/ou argumentativo na escola e fora dela.

Presidente - 026.725.714-73 - HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA - UFPE
Externa à Instituição - JACIARA JOSEFA GOMES
Interna - 038.552.154-56 - MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI - IFPE
Externa à Instituição - VALÉRIA GOMES