Banca de DEFESA: ISRAEL JOSE DE LIMA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISRAEL JOSE DE LIMA JUNIOR
DATA : 05/10/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Virtual, Via Google Meet
TÍTULO:

Ensino de gramática em perspectiva dialógica: trabalhando com o gênero
discursivo charge


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de gramática. Perspectiva dialógica. Charge.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

Este trabalho objetiva analisar o ensino de gramática em perspectiva dialógica, a partir da
especificidade do gênero discursivo charge. Nosso interesse por esse tema partiu da vivência do
autor enquanto professor nos anos finais do Ensino Fundamental, ao se deparar com estudantes
que apresentavam muitas dificuldades de interpretação de textos, estando presos a construções
puramente gramaticais da língua. Nossa hipótese é a de que o estudo dos gêneros discursivos
permite que os alunos não apenas se prendam à estrutura do enunciado, mas também a três
dimensões em conjunto: conteúdo temático, estilo e forma composicional (BAKHTIN, 2006).
Tomamos como referencial teórico alguns autores que compõem o círculo de Bakhtin, como
Bakhtin, 2006 [1979], Medviédev, 2016 [1928]) e Volóchinov, 2017 [1929]. Nossa pretensão foi
realizar um estudo descritivo e analítico que revisitasse o ensino de gramática tradicional que é
evidenciado a partir do gênero charge em livros didáticos e, a partir dessa investigação, realizar
uma intervenção propositiva, ou seja, propor novas metodologias para o ensino de gramática em
sala de aula, por meio do gênero discursivo charge. Nossa proposta é a de trabalhar com as charges
em uma turma do 9º ano, pela instituição de uma sequência didática, visando auxiliar os discentes
a dominarem o gênero escolhido, cuja escrita ou fala se dá de maneira mais adequada numa dada
situação de comunicação (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004). Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se
de uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo-interpretativo, desenvolvida a
partir da averiguação das análises das charges feitas pelos estudantes do 9º ano de uma escola
pública do espaço campesino – a Escola Municipal Intermediária Rufina Borba – na cidade de
Bezerros, interior do Estado de Pernambuco. Como resultados e conclusões, ao longo do trabalho,
foi possível verificar que o ensino da gramática não deve ser trabalhado tomando-se “gramática”
apenas enquanto estrutura, mas devem ser levantadas questões de ordem linguístico-discursiva.
Após a proposição de aplicação da sequência didática e coleta dos dados com os alunos do 9º ano,
percebe-se o quanto há enriquecimento de suas interpretações sobre a gramática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134089 - ANA MARIA COSTA DE ARAUJO LIMA
Externo à Instituição - ELIETE CORREIA DOS SANTOS
Interno - 080.763.924-97 - JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO - UFPE
Interna - 038.552.154-56 - MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI - IFPE
Notícia cadastrada em: 15/09/2021 09:06
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