Banca de DEFESA: EDILENE GOMES TÁVORA

DATA : 20/09/2021
LOCAL: Virtual, Via Google Meet

UTILIZAÇÃO DOS MEMES NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA DO 8º ANO

Memes, gênero multimodal, leitura, compreensão leitora

Esta pesquisa tem como tema a utilização dos memes no desenvolvimento da compreensão leitora. Parte da percepção do meme como um gênero multimodal emergente na internet ainda pouco discutido no meio acadêmico e ausente, em certa medida, do ambiente de ensino e aprendizagem da língua materna, ainda que seja possível verificar a sua utilização pelos discentes cotidianamente. A partir dessa realidade, o objetivo deste trabalho de pesquisa é contribuir através de uma abordagem pedagógico-didática dos memes, voltada para o desenvolvimento da competência leitora de alunos no 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, por meio do recurso ao gênero multimodal escolhido e com vistas à mobilização do pensamento reflexivo-crítico acerca do tema Covid-19, presentes nos memes analisados. Compreende, assim, que a leitura é repleta de significados não apenas para os aprendizes, pois todos tem vivenciado esse momento histórico. Como lastro teórico, assume os estudos sobre memes de Dawkins ([1976] 2001) e Lima-Neto (2014), a Teoria de Gêneros do Discurso (cf. BAKTHIN, 2000; MARCUSSHI, 2008) e a concepção de compreensão leitora presente em Solé (1998), em Kleiman (2013) e em Koch (2009ª, 2009b). Além disso, identifica e reflete sobre os gêneros multimodais conforme proposto nos documentos oficiais da educação, nomeadamente os “Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco” e a “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, bem como sua presença no livro didático adotado para o Ensino Fundamental II, em uma escola da rede pública de PE. A análise de dados do gênero textual meme, os estudos teóricos e as atividades pedagógico-didáticas propostas tiveram como objetivo  desenvolver a habilidade leitora, refletindo sobre aportes teórico-metodológicos que contribuíssem na melhoria do ensino da compreensão leitora do gênero multimodal meme. Para tanto, identifica estratégias de leitura necessárias para mobilizar sobretudo o conhecimento enciclopédico presente nos memes tomados como objetos de leitura, e apresentados no interior da proposta de sequência didática oferecida como um instrumento relevante para o trabalho docente a ser desenvolvido na leitura desse gênero.

Presidente - 2226528 - DILMA TAVARES LUCIANO
Interno - 080.763.924-97 - JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO - UFPE
Externa à Instituição - LILIAN NOEMIA TORRES DE MELO GUIMARÃES - UFRPE
Notícia cadastrada em: 15/09/2021 08:57