Banca de DEFESA: ADA JULIANA DO NASCIMENTO

DISCENTE : ADA JULIANA DO NASCIMENTO
DATA : 21/09/2021
LOCAL: Virtual, Via Google Meet

ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DE POSTAGENS DE TEMÁTICA AMBIENTAL NO INSTAGRAM

Estudos Críticos do Discurso. Leitura crítica. Meio ambiente. Postagens do Instagram. Educação de Jovens e Adultos.

Este estudo tem como objetivo principal contribuir com o ensino de Língua Portuguesa a partir dos estudos críticos do discurso através de análises de postagens da rede social Instagram sobre a temática do meio ambiente. Almejamos colaborar com o desenvolvimento da leitura crítica dos estudantes da etapa do Ensino Básico no Brasil, sobretudo da modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A partir de uma proposta de oficinas de leitura de postagens do Instagram, que versam sobre a temática do meio ambiente, mais especificamente as que se relacionam às queimadas ocorridas na Amazônia e no Pantanal ao longo de 2019 e 2020, aspiramos entender, como pesquisadora e docente, como um conjunto de atividades sistematicamente organizadas pode assistir o estudante a desenvolver suas habilidades de leitura crítica. Nossa pesquisa se fundamentou no enquadre teórico da Análise Crítica do Discurso (ACD), especialmente nos estudos de Fairclough (1989, [1992] 2008, 2003, [2001] 2009, [1995] 2010) e Chouliaraki e Fairclough (1989). A construção de nossos planos de aulas tem como procedimentos principais aplicações de questionários com questões objetivas e subjetivas, aplicação de ficha de atividades de leitura, atividades em equipe, leitura colaborativa e rodas de conversa. Todas essas atividades levantam reflexões acerca de hegemonia, ideologia, dominação e relações de poder nos discursos ambientais das páginas das instituições que fazem parte do nosso corpus de pesquisa através de análises sobre o propósito comunicativo das postagens, a significação das palavras, intertextualidade, interdiscursividade e tema. O desenvolvimento dessa pesquisa mostrou-nos que é possível e factível, ainda que exija muito mais empenho dos professores, contribuir com a formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos através da promoção de um ensino de Língua Portuguesa que ofereça experiências significativas de leitura aos estudantes.

Interna - 026.725.714-73 - HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA - UFPE
Externa à Instituição - LILIAN NOEMIA TORRES DE MELO GUIMARÃES
Presidente - 038.552.154-56 - MARIA CLARA CATANHO CAVALCANTI - IFPE
Notícia cadastrada em: 09/09/2021 21:19