PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EMERSON RODRIGO DE OLIVEIRA CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMERSON RODRIGO DE OLIVEIRA CARDOSO
DATA : 09/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: On line via Google Meet
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE REPERTÓRIO NA APRENDIZAGEM  DE CLARINETA EM UMA ESCOLA DE MÚSICA ESPECIALIZADA


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem de clarineta; Escuta musical; Significados musicais.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como os alunos de clarineta constroem significados sobre o repertório exigido na aprendizagem deste instrumento em uma escola de música especializada. Os objetivos específicos foram] ao objetivo proposto se fez necessário identificar qual o repertório praticado pelos estudantes nas aulas de clarineta, analisar como ocorreu a receptividade e apropriação deste repertório e entender como o contexto social dos alunos influenciou no tipo de relação que eles tiveram com essas músicas. Para a discussão teórica foram adotadas contribuições de autores(as) que discutem sobre a socialização dos indivíduos (BERGER; LUCKMANN, 1985),o habitus conservatorial presente nas escolas formais de música (PEREIRA, 2014) e os significados que emergem da experiência do ser humano com arte musical (GREEN, 1997). A metodologia utilizada foi o estudo de caso com o uso de análise de documentos, como o plano do curso técnico de clarineta da instituição pesquisada, e também foram realizadas entrevistas semiestruturadas presenciais com quatro alunos que estavam no último ano do referido curso. Dos quatro participantes da pesquisa, dois são originários do interior do estado de Pernambuco e os outros dois são da região metropolitana do Recife. O contexto sociocultural dos entrevistados proporcionou a vivência de manifestações culturais características de suas localidades de origem e a esse fator somou-se o gosto musical dos pais e parentes próximos que causou influência sobre os participantes. Na escola especializada no ensino de música, os quatro entrevistados informaram que tiveram uma reação inicial de grande estranhamento com o repertório exclusivamente erudito aplicado nas aulas de clarineta. Os resultados da pesquisa apontam que para construir significados sobre essas obras, os participantes fizeram uso de ferramentas como a escuta musical e a pesquisa bibliográfica sobre assuntos contextuais que envolvem o repertório. Estes fatores permitiram uma familiaridade com essas músicas eruditas e uma melhor interpretação dos símbolos abstratos presentes na notação musical ocidental.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1741958 - ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
Presidente - 1134367 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
Interna - 2620990 - DANIELA MARIA FERREIRA
Externo à Instituição - JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
Notícia cadastrada em: 09/06/2022 09:49
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