Banca de DEFESA: CLEYTON DE MELO NOBREGA

DATA : 28/06/2022
LOCAL: CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO

(RE)PERFORMANCE PRETA COMO MEDIAÇÃO ARTÍSTICA EM MUSEUS

Artes Visuais. (Re)Performance preta. Mediação cultural. Experimentação artística.

A (re)performance, metodologia que possibilita revisitar obras performativas, pode potencializar novos olhares e perspectivas em relação a obras já produzidas. Esta pesquisa dialoga com o campo da teoria das Artes Visuais por meio do estudo da (re)performance, mídias virtuais e audiências. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as potencialidades do uso da mediação cultural em museus por meio da (re)performance na Exposição Permanente do Acervo Museu do Homem do Nordeste. A pesquisa está vinculada ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal da Paraíba (PPGAV UFPE/UFPB). Pretende-se utilizar a abordagem da escrita tendo como objeto uma performance autoral, intitulada “Mirueira e seus Mucambos” (2022). Essa (re)performance aconteceu na exposição permanente do Museu do Homem do Nordeste (MUHNE), problematizando questões relacionadas à performance negra, arte, museus e seus públicos. O foco desta pesquisa é o contexto das instituições culturais, particularmente o Museu do Homem do Nordeste, tendo como principais referências Conceição Evaristo (2020), Eleonora Fabião (2008), Djamila Ribeiro (2019) John Dewey (2008) e Maria Piñeiro ( 2016). Os resultados indicam o potencial do uso da (re)performance preta como possibilidade frutífera de mediação em equipamentos/museus culturais. Tais resultados motivam processos de pesquisa sobre fruição e mediação artística. Desencadeando diálogos sobre experimentação artística e questões étnico-raciais.

Interna - 1536402 - MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL
Presidente - 714.277.834-20 - ROBSON XAVIER DA COSTA - UFPB
Externo à Instituição - VICTOR HUGO DE NEVES OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 20/06/2022 15:00