(RE)PERFORMANCE PRETA COMO MEDIAÇÃO ARTÍSTICA EM MUSEUS
Artes Visuais. (Re)Performance preta. Mediação cultural. Experimentação artística.
A (re)performance pode potencializar novos olhares e perspectivas em relação a trabalhos que foram produzidos anteriormente. Esta pesquisa dialoga com o campo do ensino das Artes Visuais por meio do estudo da (re)performance, dos meios virtuais e dos públicos. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as potencialidades do uso da mediação cultural em museus por meio da (re)performance na Exposição Permanente do Acervo Museu do Homem do Nordeste. A pesquisa está vinculada ao Programa Associado de Pós Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba (PPGAV UFPE/UFPB). Pretendemos utilizar a abordagem a\r\tográfica tendo como objeto uma performance autoral, intitulada “Mirueira e seus Mucambos” (2022). Essa performance foi gravada na exposição permanente do Museu do Homem do Nordeste (MUHNE) e apresentada ao público por meio das redes sociais do artista/performer, dando origem a duas lives, sob a mediação do autor, conversando sobre questões relacionadas à performance preta, arte, museus e seus públicos. O norte deste estudo tem como foco o contexto das instituições culturais, particularmente o Museu do Homem do Nordeste, tendo como principais referências Eleonora Fabião (2008), Djamila Ribeiro (2019) John Dewey (2008) e Maria Piñeiro (2016). Os resultados parciais indicam a potencialidade do uso da (re)performance preta como uma possibilidade profícua de mediação em equipamentos culturais/museus. Tais resultados motivam os processos de investigação sobre
fruição artística e mediação por meio da vídeo performance. Desencadeando diálogos sobre a experimentação artística e questões etnico-raciais.