Banca de QUALIFICAÇÃO: JORDEAN DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORDEAN DA SILVA
DATA : 02/06/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA - GOOGLE MEET
TÍTULO:

O USO DE JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação, Ensino de Biologia, Jogo didático, relações ecológicas, Metodologias ativas.


PÁGINAS: 26
RESUMO:

Compreendendo que a escola deve ser um espaço de produção educacional e científica, se faz necessário que haja mudanças das práticas rotineiras de sala de aula, que ainda permeiam o ensino de biologia, se utilizando de metodologias tradicionais, e são comumente ofertadas aos alunos de educação básica. Mas, como se pode esperar uma mudança de paradigma do ponto de vista educacional do ensino de biologia, se as escolas de educação básica, em sua maioria, permanecem utiizando praticas tradicionais de ensino? Assim, este trabalho tem por objetivo avaliar o ensino em Biologia, através da produção e utilização de um jogo didático de tabuleiro, como ferramenta didática, onde se utilize a gamificação; estimulando assim, o desenvolvimento de competências importantes na formação dos indivíduos, como a autonomia, a utilização de metodologias ativas, despertando ainda o interesse pelas atividades propostas pela escola. São ações previstas para este trabalho: a elaboração de uma sequencia didática que estimule a autonomia dos alunos na investigação científica e na criação de jogos didáticos, dividida em cinco momentos, a sondagem inicial com os discentes, o levantamento de Conceitos com os alunos utilizando, entre outros, a metodologia LTC – Levantamento Topológico de Conceitos, a produção do jogo didático, a aplicação de uma sequencia didática usando o jogo didático criado, avaliação dos procedimentos metodológicos relacionados à criação e eficácia do jogo didático para o ensino de Relações Ecológicas, a sondagem Final dos alunos através de LTC, questionários e outras recursos metodológicos que possam comparar e averiguar o domínio e o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Todas essas ações foram planejadas para verificar a eficácia da gamificação como ferramenta didática para o ensino de relações ecológicas. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA VIRGINIA DE LIMA LEITE
Presidente - 1529400 - ANDRE MAURICIO MELO SANTOS
Interno - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Notícia cadastrada em: 31/05/2023 15:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09