Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON GOMES DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON GOMES DE FREITAS
DATA : 30/05/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA - GOOGLE MEET

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O ESTUDO DE ESPÉCIES EXÓTICAS E INVASORAS NO ENSINO MÉDIO

sequência didática, espécies exóticas e invasoras, metodologia ativa,   alfabetização científica.

O estudo da biodiversidade é um desafio para bioconservação que vem sendo enfrentado por professores e estudantes na educação para a biodiversidade, esta promove a compreensão da conservação dos recursos naturais pelos estudantes em relação ao contexto natural, neste sentido, a temática das bioinvasões é de grande relevância pois é um assunto pouco conhecido na educação básica e impacta negativamente a biodiversidade. Ressalta-se a importância da pesquisa e educação ambiental para a aquisição, ressignificação, aplicação de novos conhecimentos, desenvolvimento de estratégia e minimização dos danos causados por espécies exóticas e invasoras a fim de promover a conservação das espécies e ecossistemas nativos. O presente trabalho mostra a relevância em se abordar as espécies exóticas e invasoras no ensino médio, tendo por objetivo a compreensão sobre os impactos socioambientais causados por espécies exóticas invasoras por meio de uma sequência didática investigativa com uso da metodologia ativa APB. Com a SD espera-se que os estudantes consigam de forma autônoma construir conhecimento por meio de uma abordagem construtivista e investigativa inferindo sobre problemáticas relacionadas ao tema estando o professor no direcionamento da sequência na qual os estudantes conseguirão diferenciar espécies domésticas, nativas, exóticas e invasoras, entendendo a importância do tema e elaborando estratégias por meio do processo lúdico e investigativo para a minimização dos problemas relacionados às espécies exóticas e invasoras.

Externa à Instituição - RACHEL MARIA DE LYRA NEVES
Interno - 1545992 - AUGUSTO CESAR PESSOA SANTIAGO
Presidente - 1654793 - LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/05/2023 17:10