Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO PEDRO TORRES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO PEDRO TORRES DOS SANTOS
DATA : 29/05/2023

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM UMA AULA EXPERIMENTAL COM USO DO KEFIR PARA O APRENDIZADO DO METABOLISMO ENERGÉTICO

Ensino de Bioquímica. Sequência didática. Kefir.

Os conteúdos de Bioquímica, especialmente quando se trata de bioenergética, no Ensino Médio depende de uma série de conceitos da Química e da Biologia, tornando mais difícil a compreensão por parte dos alunos. Com a chegada do Novo Ensino Médio, os professores podem trabalhar com a interdisciplinaridade, podem se desprender dos modos analógicos e das práticas pedagógicas ultrapassadas. O Novo Ensino Médio busca desfazer o conceito de que o professor é o único centro de seus domínios, além de estabelecer que, em dado momento, deve haver espaço para trabalhar a interdisciplinaridade forma contundente. O universo dos seres vivos microscópicos é muito abstrato para os alunos do Ensino Básico, sejam eles do Fundamental ou Médio. Certamente, essa aparente falta de conexão entre a microbiologia e nosso cotidiano dificulta o aprendizado desse tema tão importante. O presente trabalho será desenvolvido em uma Escola Estadual do município de Primavera/PE, com a participação dos alunos dos 1. ° A e C, entre fevereiro de 2023 e março de 2023. O projeto teve por objetivo desenvolver uma sequência didática com uma aula experimental, utilizando os grãos de Kefir para aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio sobre o tema Metabolismo Energético com foco em fermentação lática. Os resultados qualitativos e quantitativos buscarão mostrar a importância dos temas através da descrição de satisfação dos alunos e que, com as aplicações de estratégias envolvendo metodologias ativas, despertem o interesse e o entrosamento entre os alunos.

Externa à Instituição - VERA LUCIA BONFIM TIBURZIO
Presidente - 1547195 - CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
Interna - 1547282 - JEANNE CLAINE DE ALBUQUERQUE MODESTO
Notícia cadastrada em: 26/05/2023 10:54