Banca de DEFESA: DAVYSON BARBOSA DUARTE

DISCENTE: DAVYSON BARBOSA DUARTE
DATA : 28/02/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

AVALIAÇÃO DO SUPERCRESCIMENTO BACTERIANO DO INTESTINO DELGADO, PARÂMETROS BIOQUÍMICOS E INFLAMATÓRIOS EM ESCOLARES COM OBESIDADE: UM ESTUDO TRANSVERSAL

obesidade infantil; microbiota intestinal; inflamação.

O sobrepeso e obesidade tem aumentado de forma epidêmica entre o público pediátrico nas últimas décadas, tornando-se um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. O excesso de gordura corporal durante a infância pode perdurar até a fase adulta e resultar no desenvolvimento de doenças do metabolismo. Alterações na diversidade e funções da microbiota intestinal têm sido relatadas em crianças com sobrepeso e/ou obesidade. O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da obesidade infantil sobre o supercrescimento bacteriano de intestino delgado (SCBID), parâmetros bioquímicos e inflamatórios em escolares. Para isto, se desenvolveu um estudo epidemiológico, quantitativo, transversal, de caráter analítico e exploratório. Este foi um recorte do projeto “Treinamento físico e educação nutricional como estratégias para modular a microbiota intestinal e parâmetros metabólicos, inflamatórios e cardiovasculares em escolares com obesidade: uma cooperação para estudo multicêntrico”. As coletas dos dados aconteceram entre Maio e Dezembro de 2022, com participação de 109 crianças de 7 a 11 anos, matriculados na rede pública de ensino do município de João Pessoa – PB. Foram realizadas medidas antropométricas, tais como: peso, estatura, circunferências, dobras cutâneas para diagnóstico nutricional de acordo com o indicador de IMC/I e aferição da pressão arterial. Além disso, foram coletadas amostras de sangue para mensuração do perfil bioquímico e inflamatório. Para avaliação do SCBID foi realizado o teste respiratório de hidrogênio exalado. Nossos resultados indicaram que os escolares com obesidade apresentaram valores elevados de triglicerídeos (95.0mg/dl ±35.4), creatinina sérica (0.62mg/dl ±0.13) e interleucina 2 (8.8pg/ml ±3.6). Ademais, o aumento de indicadores de risco cardiovascular como PAS (110.6mmHg ±13.2), PAD (65.0mmHg ±10.9) e RCQ (0.88cm ±0.06) quando comparado ao grupo eutrofia. A respeito do SCBID, houve maior prevalência de casos nos participantes com obesidade, entretanto, não houve diferença significativa com relação ao grupo eutrofia. Portanto, visto que a obesidade nos escolares apresentou relação com algumas alterações metabólicas, faz necessário ter conhecimento dessas repercussões para que sejam realizadas a formulação e execução de estratégias para seu combate e prevenção, como atividades de educação nutricional e estímulo à prática de atividade física sejam adotados no ambiente escolar e social desse público, a fim de minimizar as possíveis complicações advindas da obesidade em longo prazo.

Externa à Instituição - ADELIA DA COSTA PEREIRA DE ARRUDA NETA
Presidente - ***.732.124-** - JOSE LUIZ DE BRITO ALVES - UFPE
Interna - 3137867 - VIVIANE DE OLIVEIRA NOGUEIRA SOUZA
Notícia cadastrada em: 10/02/2023 15:53