Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAM DOUGLAS DA SILVA LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILLIAM DOUGLAS DA SILVA LIRA
DATA : 29/07/2022
LOCAL: Google Meet

Obesidade materna; resistência à insulina; exercício aeróbico; plasticidade fenotípica.

Nos últimos 45 anos a prevalência de sobrepeso e obesidade triplicou no mundo, segundo a organização mundial da saúde (OMS), esse número inclui as gestantes e crianças menores de 5 anos, que somam aproximadamente 38 milhões no ano de 2019. A maior parte de indivíduos com excesso de peso, especialmente os que apresentam elevada concentração de gordura visceral, possuem resistência à insulina periférica, redução da expectativa de vida com elevado risco para o surgimento de desordens cardiometabólicas e alguns tipos de câncer. A gestação, lactação e os primeiros anos após o nascimento são períodos iniciais da vida e cruciais para o desenvolvimento do organismo, pois este período é crítico e pode sofrer alterações quando expostos a estímulos ambientais como fumo, álcool, alimentação e exercício físico. Assim, o objetivo do nosso trabalho é investigar os efeitos do treinamento físico aeróbico sobre expressão gênica de proteínas envolvidas na via de sinalização de insulina no músculo esquelético na prole submetida à dieta obesogênica durante a gestação e lactação. Para isso, serão determinados: o consumo alimentar, peso corporal e glicemia de jejum das mães; na prole, será analisada a tolerância à glicose e insulina aos 60 dias de idade; medir a massa de tecido adiposo epididimal e retroperitoneal e dos músculos sóleo, EDL, tibial anterior e gastrocnêmio; determinar o glicogênio nos músculos sóleo e EDL; medir a expressão gênica das proteínas IRS-1, Akt, GSK3-β, AMPK e RP-S6 nos músculos sóleo e EDL. Estudos já demonstraram que a implementação do exercício físico traz, dentre diversos benefícios à saúde, tais como o aumento a captação de glicose pelo músculo esquelético e melhora a sensibilidade à insulina por modular a expressão gênica de proteínas envolvidas na via de sinalização e, consequentemente, ajuda no controle da homeostase da glicemia.

Presidente - 1804898 - EDUARDO CARVALHO LIRA
Externa ao Programa - 2858308 - GISELIA DE SANTANA MUNIZ
Externa ao Programa - 2062533 - ISABELI LINS PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 26/07/2022 13:07