Banca de DEFESA: MARIAMA FARIAS DE QUEIROZ

DISCENTE: MARIAMA FARIAS DE QUEIROZ
DATA : 30/05/2023
LOCAL: Google meet

Influência do estado nutricional na presença de fatores de risco à saúde cardiovascular de crianças dos 7 aos 10 anos de idade na cidade de Custódia – PE

Doenças cardiovasculares; Fatores de risco; Pré-escolar; Obesidade; Sobrepeso.

Os indivíduos que apresentam gordura corporal acima dos valores aceitáveis possuem maior risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, que até pouco tempo eram associados apenas aos adultos e que estão cada vez mais sendo diagnosticadas em idades precoces. O objetivo da pesquisa é investigar a relação do estado nutricional com a presença de fatores de risco para doenças cardiovasculares em crianças de 07 a 10 anos, na cidade de Custódia – PE. Trata-se de um estudo de um estudo observacional e analítico, com delineamento transversal, realizado com 81 crianças em idade escolar. A coleta de dados aconteceu em três fases, totalizando 07 etapas. Este estudo foi aprovado pelo CEP/CAV/UFPE, com nº parecer: 5.628.596. Em relação ao estado nutricional foi observada uma quantidade maior de alunos com baixo peso do que com sobrepeso e obesidade e mais da metade da população está em eutrofia. Também há variação entre a média de pressão arterial sistólica e diastólica quando comparado dentre os grupos de IMC, percebendo o aumento dos valores concomitante ao aumento da massa corporal, assim como presença de hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia. Os achados sobre os indicadores de risco cardiovascular nos escolares sugerem a necessidade de um monitoramento precoce e periódico exames bioquímicos e da pressão arterial, além da necessidade de uma parceria entre a escola e o serviço público de saúde para prevenção e promoção da saúde da população infantil.

Presidente - 1805683 - MARIANA PINHEIRO FERNANDES
Interna - 2447193 - CAROL VIRGINIA GOIS LEANDRO
Externa à Instituição - AIANY CIBELLE SIMOES ALVES
Notícia cadastrada em: 18/05/2023 12:00