Banca de DEFESA: AMANDA LAIS BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA LAIS BARBOSA
DATA : 02/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa remota
TÍTULO:

DECOMPOSIÇÃO DE AMOSTRAS DE DENIM PARA DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO ELEMENTAR
VIA ICP OES


PALAVRAS-CHAVES:

Denim; Preparo de amostras; Digestão em ácida em sistema aberto; Determinação elementar; ICP OES.


PÁGINAS: 97
RESUMO:

No contexto da indústria têxtil e da produção de artigos de vestuário, da matéria-prima ao bem de consumo, são vários os processos que conferem ao produto final as características desejadas. Nestes processos, é comum o uso de tratamentos químicos que podem adicionar ao artigo têxtil, elementos nocivos que migram para a pele durante o uso. Neste sentido, a determinação dos elementos presentes nessas matrizes é fundamental à segurança do consumidor e ao controle de qualidade.
O algodão é um dos principais representantes da demanda mundial de fibras para fins têxteis, e dentre os materiais que se podem produzir através dessa fibra, o denim ocupa posição de destaque. Hoje, pode ser encontrado no mercado, um grande sortimento de artigos fabricados a partir do denim, sendo o jeans o maior representante desses artigos, e também, um destaque econômico regional no Polo Têxtil do Agreste de Pernambuco. Neste trabalho, foi desenvolvido um método de preparo de amostras de denim voltado a determinação de Al, Co, Mg, Mn, Ni, Sr e Zn via ICP OES. O método se baseia na digestão ácida em sistema aberto, utilizando bloco digestor como sistema de aquecimento e a mistura H2SO4 e H2O2 como solução digestora. Com o auxílio do Planejamento de Experimentos, as condições de digestão foram avaliadas, de modo a atender a condições mais amenas e levando a valores de carbono e acidez residual inferiores a 2% (m/m) e 10% (v/v), respectivamente; além de partículas suspensas nos digeridos, de diâmetro inferior a 1 μm.
Os limites de detecção do método variam de 0,02 mg kg-1 (para Cr e Mn) a 2,21 mg kg-1 (para Mg). A metodologia foi validada usando material de referência certificado (RM-Agro E1001a) e nos testes de recuperação: foram obtidos valores entre 75 e 125%, para 7 dos 10 elementos analisados. A comparação com normas internacionais mostra que Cu e Cr podem estar presentes nas amostras, em concentrações superiores ao considerado seguro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1482206 - ANA PAULA SILVEIRA PAIM
Externa à Instituição - MARIA JOSE DE FILGUEIRAS GOMES
Externa ao Programa - 1528727 - SAVIA GAVAZZA DOS SANTOS PESSOA
Notícia cadastrada em: 13/04/2022 10:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08