Banca de QUALIFICAÇÃO: HANNA NOBREGA ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HANNA NOBREGA ALMEIDA
DATA : 29/03/2022
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

 

ESTUDO DE FASE E DEFEITOS ESTRUTURAIS NA FORMAÇÃO DO TIO2 BLACK PARA MELHOR PERFORMANCE DO MATERIAL NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO.


PALAVRAS-CHAVES:

 

Palavras-chave: Hidrogênio; water splitting; Heteroestrutura; Anatase; Rutilo; Fotocatálise; Eletroquímica.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

 

Atualmente, devido a corrida global em busca de energias oriundas de fontes renováveis, os nanomateriais de TiO2 black, com grau intermediário de redução, surgem como candidatos promissores para superar, em geral, a eficiência dos materiais de TiO2 puro na geração de hidrogênio via fotocatalise. Diante disso, no presente trabalho, estuda-se o controle de fase de TiO2 sem alteração significativa no tamanho do material e a redução de diferentes nanopartículas (NPs) de TiO2, por métodos distintos, objetivando uma melhor compreensão da natureza estrutural e eletrônica dos sítios cataliticamente ativos; bem como, as relações estrutura-atividade que governam a melhora na atividade fotocatalítica para produção de H2. As NPs de TiO2 foram sintetizadas via reação hidrotermal com diferentes quantidades de HNO3 adicionadas durante a peptização. Por DRX foi possível identificar que as diferentes amostras apresentaram variadas proporções entre as fases cristalinas rutilo/anatase. Após as caracterizações, tais NPs de TiO2, não apresentaram diferenças significativas no tamanho (~15,5 nm). A amostra contendo 0,9 mL de ácido, a qual apresentou 94% da fase anatase, exibiu a melhor resposta fotocatalítica chegando a um aumento de cerca de 100% na taxa de produção de H2, comparado com segunda melhor amostras. As NPs de TiO2 reduzidas (B-TiO2) foram obtidas a partir da melhor amostra de TiO2, tanto por redução química, quanto via laser. Opticamente, as amostras foram caracterizadas através de espectros de UV-Vis e de emissão. Estruturalmente, os materiais estudados foram avaliados através de difração de raios-X (DRX) e microscopia eletrônica de transmissão (MET). Enquanto que, a atividade fotocatalítica das nanopartículas foi investigada através de medidas fotoeletroquímicas usando uma célula de três eletrodos (PEC) e por irradiação solar. Todas as amostras de B-TiO2 obtidas apresentam tamanho de cristalito semelhante a amostra precursora (~16 nm) e alta cristalinidade (cerca de 100% anatase). Além disso, os resultados preliminares indicam a produção de 35 μmol/g de hidrogênio em 150 mim de experimento, o que é 3,5 vezes a produção obtida pelo H1Wx.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS DE JESUS PEREIRA - ITA
Externo à Instituição - FELIPE LEON NASCIMENTO DE SOUSA
Externa ao Programa - 519.487.700-59 - GIOVANNA MACHADO - UFRGS
Externo à Instituição - RICARDO REGO BORDALO CORREIA
Notícia cadastrada em: 25/03/2022 17:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01