Banca de DEFESA: LUCAS QUEIROZ DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS QUEIROZ DOS SANTOS
DATA : 04/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

Determinação da viscosidade de derivados de ácidos graxos por RMN-DOSY
e interpretações por simulação computacional


PALAVRAS-CHAVES:

Biolubrificantes, Coeficiente de Difusão, Relação de Stokes-Einstein, Misturas Binárias, Viscosidade Dinâmica, Dinâmica Molecular, RMN-DOSY.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Viscosidade (h) é uma das propriedades mais importantes para os biolubrificantes, assim como sua dependência com a pressão e a temperatura. Logo, diversas tentativas são feitas para melhorar essas propriedades. Entretanto, procedimentos usuais de medição requerem grandes quantidades de amostra, o que dificulta as abordagens rápidas. Portanto, procedimentos alternativos para determinar a viscosidade de fluidos são relevantes. Neste contexto, o coeficiente de difusão (D) do benzeno em um fluido foi relacionado à viscosidade do meio, a uma dada temperatura, T, através da equação de Stokes-Einstein. O coeficiente de difusão foi medido por Espectroscopia de Ressonância Magnética por Difusão Ordenada (RMN-DOSY), que é uma medida simples com volume de amostra na faixa de 300−400 µL. Essa abordagem foi testada para o ricinoleato de metila (MR), que teve sua viscosidade estimada a partir do coeficiente de difusão do benzeno como sonda. A correlação dos dados de viscosidade dinâmica do MR e os coeficientes de difusão medidos via DOSY foi validada, especialmente pela energia livre de ativação. Estimativas de viscosidade de misturas com proporções molares 0,97:0,03 lubrificante:benzeno indicaram que a essa baixa fração molar, o benzeno não afeta na viscosidade do fluido. As comparações entre os dados do MR validaram o benzeno como sonda adequada para a estimativa da viscosidade dos fluidos via DOSY. Derivados do ricinoleato foram obtidos a partir de sua acetilação (AcMR) e epoxidação (EpMR), e que tiveram suas viscosidades estimadas a partir da difusão do benzeno para temperaturas entre 298 e 318 K. Os valores do AcMR foram de 31 a 37% menores que a viscosidade do MR, enquanto o EpMR apresentou aumento de 42% a 78%. As simulações computacionais de dinâmica molecular forneceram coeficientes de autodifusão do MR e EpMR compatíveis com os valores experimentais, que puderam ser interpretadas em termos das interações intermoleculares, especialmente as ligações de hidrogênio.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2215007 - FERNANDO HALLWASS
Externa ao Programa - 2053365 - JULIANA ANGEIRAS BATISTA DA SILVA
Externo ao Programa - 1305873 - LUIZ STRAGEVITCH
Presidente - 1134371 - RICARDO LUIZ LONGO
Notícia cadastrada em: 19/01/2022 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07