Banca de DEFESA: FERNANDO SABATO FONSECA JUNIOR

DISCENTE : FERNANDO SABATO FONSECA JUNIOR
DATA : 29/10/2021
LOCAL: Auditório Benício de Barros Neto

DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ETANOL EM ÁLCOOL GEL UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO MÉDIO E PRÓXIMO

Álcool gel. COVID-19. Espectroscopia no infravermelho. Calibração multivariada.

Com a pandemia de COVID-19, agências de saúde passaram a recomendar a constante higienização das mãos visando controlar a disseminação do novo coronavírus, o que causou aumento na demanda por álcool gel. Esse aumento, aliado ao desabastecimento de insumos como carbômeros, resultou na escassez de álcool gel no mercado. Para contornar esse cenário, a Anvisa publicou resoluções permitindo a produção sem registro desse e de outros produtos relevantes no enfrentamento à situação de emergência de saúde pública. Embora necessário, o relaxamento das normas de regulação criou um cenário favorável ao surgimento de fábricas irregulares e de produtos com teor de etanol abaixo do recomendado para a destruição do vírus. Para combater essa situação, foi necessário desenvolver métodos para garantir a qualidade dos produtos fabricados. Neste trabalho, foram propostos dois métodos utilizando a espectroscopia na região do infravermelho próximo e do infravermelho médio, associadas à quimiometria. Foram construídos modelos de regressão PLS utilizando apenas amostras de soluções aquosas de etanol como também modelos com a adição de 2 e 4 amostras de álcool gel no conjunto de calibração. Os melhores resultados foram obtidos com os modelos utilizando 2 amostras de álcool gel no conjunto de calibração, cujos valores de RMSEP foram de 0,76 e 1,18% (m/m) nas regiões do MIR e NIR, respectivamente. Modelos de calibração univariada também foram construídos e apresentaram erros um pouco mais elevados. Utilizando os melhores modelos multivariados, um total de 100 amostras de álcool gel comerciais e apreendidas pela Polícia Civil de Pernambuco foram analisadas e observou-se que 32% apresentaram teor inferior ao mínimo permitido pela Anvisa. Por fim foi avaliada a estabilidade de 3 amostras de álcool em gel em recipientes fechados pelo período de até 105 dias, tendo-se observado que não houve alteração significativa nos teores de etanol no decorrer desse período.

Interna - 1650957 - CLAUDETE FERNANDES PEREIRA
Presidente - 1286807 - MARIA FERNANDA PIMENTEL AVELAR
Externo à Instituição - RICARDO SALDANHA HONORATO - DPF
Notícia cadastrada em: 06/10/2021 12:40